domingo, 5 de julho de 2009

A covardia de Éster é bíblica (e a bíblia não esconde), por que escondemos?

Ester foi corajosa sim, mas só depois de receber uma palavra duríssima (Profecia do homem de Deus, Mardoqueu, seu primo) que incluía não apenas a morte dela (dentro do palácio) mas também de toda sua família.
Ou será que o texto de Et 4:12-14, é pra encher lingüiça? E não teria nenhum significado hermenêutico nem exegético??
Se os Exmos. Pastores ainda não viram, transcreverei abaixo NAS TRES versões para descartar interpretação particular = heresia:

Et 4:12 (NTLH) Quando recebeu a mensagem de Ester,
13 Mordecai mandou o seguinte recado para ela: “Não pense que, por morar no palácio, só você, entre todos os judeus, escapará da morte.
14 Se você ficar calada numa situação como esta, do Céu virão socorro e ajuda para os judeus, e eles serão salvos; porém você morrerá, e a família do seu pai desaparecerá. Mas quem sabe? Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta!”

12 (RA) Fizeram saber a Mordecai as palavras de Ester.
13 Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. 14Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?

12 (RC) E fizeram saber a Mardoqueu as palavras de Ester.
13 Então, disse Mardoqueu que tornassem a dizer a Ester: Não imagines, em teu ânimo, que escaparás na casa do rei, mais do que todos os outros judeus.
14 Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

Ela havia sido informada de antemão dos acontecimentos.
Et 4:8 Mordecai entregou a Hataque uma cópia do decreto que havia sido lido por toda a cidade de Susã, ordenando que os judeus fossem mortos. E Mordecai pediu a Hataque que levasse a cópia a Ester, explicasse tudo direito e pedisse a ela que fosse falar com o rei e insistisse que ele tivesse piedade do povo dela.
9Hataque fez o que Mordecai tinha pedido,

10 e Ester mandou Hataque entregar a seguinte resposta a Mordecai:
11Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei sabem que, para qualquer homem ou mulher que, sem ser chamado, entrar no pátio interior para avistar-se com o rei, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu, nestes trinta dias, não fui chamada para entrar ao rei.


No verso 11 a covardia (medo de morrer) fica expressa. Ela considerou sua vida mais valiosa do que todo o povo judeu (hermenêutica e exegese).

E outro fato mais, Ester não descobre a pólvora (jejum mágico para alguns).

Se lermos com a devida atenção o texto de Et 4:1-3 vemos que tanto Mardoqueu quanto a maioria dos judeus espalhados nas mais de 120 provincias da pérsia, iniciam um jejum, ou seja, Éster ainda está totalmente alienada dos fatos, e se for feita uma fila ela e suas moças são as as ultimas da fila.

V:1 Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou Mardoqueu as suas vestes, e vestiu-se de um pano de saco com cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor;

2 e chegou até diante da porta do rei; porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei.

3 E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegavam havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em pano de saco e em cinza.

E devido a sua alienação, (ou falta de informação, como queiram) ela tenta ate interromper o jejum de Mardoqueu.

4 Então, vieram as moças de Ester e os seus eunucos e fizeram-lhe saber, com o que a rainha muito se doeu; e mandou vestes para vestir a Mardoqueu e tirar-lhe o seu cilício; porém ele não as aceitou.

Ester não faz decreto algum ordenando jejum (decreto tem pergaminho, selo, etc) a todo o povo judeu (Faz um pedido a Mardoqueu, depois da dura profecia de morte contra ela. E so os da capital – Susã v:16).

O império persa era vasto e não havia internet nem email como hoje, e o tempo era escasso (apenas 3 dias).
Em três dias não se cobriria uma distancia muito superior do Rio a Curitiba.

16 Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço.

Outra coisita, o pedido dela não é para pessoa física e sim pela causa coletiva que vai levar ao rei, se não o final do verso 16 fica sem sentido (e, perecendo, pereço) denotaria falta de fé.

Aqui, sim ela é valente e corajosa. Esta dando a sua vida em favor do povo (ha uma possibilidade de 50% de que morra ou sobreviva, mesmo se não, valeria a pena fazer o que por certo fora colocada ali).

Qualquer similaridade com o que Jesus disse não é mera coincidência. Quem quiser salvar a sua vida vai perde-la. Mas quem perde-la, por amor de mim, a salvará.

A pessoa de Jesus sempre se confundiu com seu povo. (vide Saulo em Atos 9): Saulo, porque me persegues?

Devemos ser exegéticos para não sermos heréticos. Ou escondermos a verdade, ou usarmos meias verdades para provar doutrina particular.

Davi adulterou e assassinou, (e sofreu terríveis conseqüências), mas nem por isso deixou de ser o homem segundo o coração de Deus. E a bíblia não esconde.

Mardoqueu É guiado por Deus o tempo todo, em todos os fatos.
Na minha humilde opinião, esse livro excelente, que não menciona a palavra Deus, em nenhuma ocasião, deveria se chamar Mardoqueu.

A paz do Senhor, com hermenêutica e exegese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário