quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O perigo da espiritualidade desumana.


Em gênesis 3:5, a serpente propõe o germe de uma espiritualidade maldita: “sereis como Deus”.

A tentação de uma espiritualidade que nos arranque da vida comum é extremamente perigosa.
É uma das “mais astutas ciladas do Diabo”, tentando sempre nos fazer acreditar que podemos ser como Deus (Ef 6:11).

Ciladas estas que são combatidas com armas espirituais citadas na mesma passagem, que se resumidas todas apontam para a Palavra de Deus e oração e nem sequer fala de jejum. Se este é a grande arma contra demônios porque Paulo não o cita nessa passagem principal em toda a bíblia nesse assunto?

O assunto de Paulo é abrangente e inclui todos os demônios.
Será que alguma “classe especial” ficou de fora?
Será que essa é a saída hermenêutica e exegética dos religiosos?
A exigência de obediência cega hoje em dia, exigida por lideres mal intencionados (visam um fim, não importando meios utilizados) é altamente perigosa.

O grande problema é ir contra a verdade, colocando praticas religiosas como formulas ou receitas do tipo: “contra demônio só jejum e oração”, tomando como base Mateus 17:21[Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.] (todo versículo não consta das copias mais antigas em grego) e Marcos 9:29 (cujo acréscimo é e com jejum), e todos podem conferir nas versões mais serias e de estudo (estes trechos vem entre colchetes [ ], ou com notas de rodapé) e quem tiver a ILUMINA consulte as versões revistas e atualizadas.

O triste é ver como hoje ocorrem essas distorções de coisas que deveríamos ser mestres, e criam-se doutrinas baseadas em acréscimos, os quais Jesus jamais os citou.

Agora imaginem esse negócio de unção, (a do Leão, por exemplo) que é visto como uma possessão do Espírito Santo nos servos de Deus, levando-os a uma situação vexatória. Até onde eu sei, essa coisa de possessão ocorre no espiritismo. O Espírito Santo HABITA em nós (nos que crêem em Jesus e nas suas promessas contidas na Palavra de Deus).

Deus não assina em baixo de nada que não esteja contido em Sua Palavra. Essa desculpa de que Deus pode tudo se Ele quiser é diabólica, Ele se limita pela Sua Palavra, as quais contem suas promessas. Essa estória de dizer também que o que vale é a intenção e que os fins justificam os meios também são diabólicos e totalmente antibíblicos.

Questão delicada: culto ou show? A idéia secularizada dos templos / shoppings e dos cultos / shows tem sido altamente negativa para a espiritualidade hoje.

Muitos vão em busca de entretenimento religioso, e não de uma oportunidade de prestar (e não assistir) culto ao Senhor.

Em vez de adoradores, temos consumidores, gente que pode ser comparada aos pagãos romanos antigos que Roma entretinha com pão e circo. O crente deve buscar a realidade da graça de Deus.

Contraste doentio: celebridades ou servos?

Comete-se o engano de se atribuir esse crescimento dos tais “ministérios de louvor” a um avivamento, contudo , não ha avivamento sem três coisas fundamentais: humildade, quebrantamento e renuncia.

O numero de celebridades cristas aumentou imensamente. Nossos “artistas” disputam espaço na mídia, convivem como iguais entre os artistas seculares, que por sua vez, quando começam a cair em esquecimento correm para o meio “gospel”.

Artista produz arte, e no meio evangélico atual ha uma pobreza artística gritante, e acaba como diz o ditado: na terra de cego, quem tem um olho é rei.

Letras medíocres, coreografias tristes e repetitivas, teatro sempre procurando incutir medo ao invés de amor. Deus não procura celebridades mas verdadeiros adoradores, que o adorem em Espírito e em Verdade, que se gaste pela causa da cruz.

Paulo em suas cartas nos dá esse exemplo, executou grandiosos feitos, e sempre iniciava dizendo: Paulo, servo de Cristo Jesus. Servo não tem nome em letreiro, camarote, vontades ou mídia, mas tem as marcas de Cristo. Gl. 6:17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário