sexta-feira, 1 de maio de 2009

ANALFABETOS FUNCIONAIS - RESPONSABILIDADE ZERO?

Pergunto, se existem analfabetos funcionais nas igrejas, (e existem muitos), de quem será a maior responsabilidade?

Se sou diretor de um colégio ou escola, e tenho sobre meu corpo discente a responsabilidade de acompanhar o que está sendo ensinado aos alunos e não exercer controle sobre isso serei escusado?

Se não verifico o chamado feed-back (retorno do aprendizado), ou mesmo se percebo que a coisa vai mal e empurro com a barriga (afinal todos precisam passar de ano), quem deverá ser responsabilizado?

Na igreja a coisa é pior ainda (quando a situação se torna benéfica para algumas intenções não publicáveis), do tipo quanto menos conhecimento (da palavra), incluindo hermenêutica e exegese, melhor para controlar e conduzir o rebanho (muitas vezes para o matadouro).

Há muito de intransigência, falta de conhecimento, costumes religiosos (que se tornaram doutrinas), arrogância, e um respeito a memória daqueles que já se foram (e que ensinaram um monte de coisas estranhas as Escrituras), e se discordarmos das ”fé (s) ou (zes); Fé tem plural? (Note como fica feio o plural de fé, por isso deve ser única) deles, corremos o risco de sermos considerados heréticos ou ingratos.

Muitos se consideram iniputáveis (pensam como se fossem indios), acham que Deus "quebrará um galho" ou não levara em consideração o que eles fazem planejadamente.

Então a coisa se agiganta, mentes se cauterizam de forma coletiva, e acabamos batendo palmas para maluco dançar. Deus responsabilizará com justiça quem tiver que ser responsabilizado.

Falta de conhecimento gera no mínimo heresia. (I corintios 11:19)

6 comentários:

  1. Irmão Gilson, posso chamar isso também de analfabetismo bíblico?

    Abraços

    Cristiano

    ResponderExcluir
  2. Irmão Cristiano, com certeza podemos. Tanto do mestre quanto do discipulo. Um cego guiando outro cego, ambos cairão no buraco (nesse caso, um grande buraco negro) e se perderão, se continuarem nesse caminho ou nessa trajetoria e nesse "costume".

    ResponderExcluir
  3. Prezamado Gilson,

    A Paz do Senhor!

    Agradeço a citação do meu blog, no site do meu professor, pr. Ciro, a quem muito amo e prezo, pela sua dedicação e fidelidade ao Senhor Jesus Cristo.

    A sua matéria, conduz a qualquer a pensar, e a verificar, sobre as faltas mais comuns cometidas, dentro da igreja, por falta de conhecimento e indisciplina de vários ministérios. É importante, que se produza conhecedores da verdade, discípulos esclarecidos e que não se envergonhem da Palavra. Fonte de Vida.

    Infelizmente, existem cegos, guiando outros tantos cegos, e o que mais temos visto, é o aumento das heresias de uma maneira desenfreada por homens ganânciosos e arrogantes, possuidos pelo diabo, em suas capas de ovelhas, mas são lobos devoradores,

    Mostre, demonstre, apresente, denuncie, evangelize, seja servo, acima de tudo.

    O SEnhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  4. Gilson,

    Existe muita falta de conhecimento, arrogância e analfabetismo bíblico, como disse o irmão Santana. Mas o duro é que muitos não sabem e tem raiva de quem sabe. Por isso, muitas vezes, pessoas mais esclarecidas, principalmente biblicamente, são menos valorizadas do que outros que "comem pela mão dos líderes".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor! Pastor Newton Carpintero,

    Gostaria na realidade de chocar esses desvairados "pregadores de heresias", so que eles tem tanta falta de conhecimento e arrogância que nem sabem que existe blog, e se soubessem não se arriscariam a ler, pois se sentiriam "ofendidos" com tanta verdade.

    Gostaria muitissimo de ver um deles fazer um blog e colocar toda aquela montanha de crendices, invencionices, heresias, opiniões particulares e outros desvarios. Eles gostam de agir sempre na surdina, no anonimato, pois a "sua verdade" não pode vir a luz.

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor! Pr. Juber.

    Acredito que na realidade esses desvairados "pregadores de heresias" sabem que estão errando. So que eles tem tanta falta de temor e excesso em arrogância que pensam que são escusaveis porque foram ungidos pelo Exmo. Pr. Dr. em divindade, etc. Acreditam que tem regalias divinas.
    Suas mentes estão cauterizadissimas. Pensava a um tempo atras que não poderia haver em nossos dias, com todo acesso que temos as Escrituras (Sem mencionar o Espirito Santo que é o principal guia da verdade) pessoas iguais aos fariseus, mas me enganei redondamente.

    ResponderExcluir