quarta-feira, 29 de abril de 2009

Será que JESUS dá TANTA IMPORTANCIA A TEMPLOS?

Creio que o problema começa no púlpito. No ensino da Palavra, na unção do Espírito, no amor para com as ovelhas. Nós muitas vezes ensinamos o crente (membro em geral) a ser hipócrita.
Como assim? Vou explicar. Dizemos: irmãos este lugar é santo (se referindo ao templo e não ao nosso próprio corpo), damos mais valor espiritual ao tijolo e cimento do que as pessoas.

Quando Jesus “TABERNACULOU”, ou seja habitou entre nós, o sentido é no coração e vida daqueles que o amam e crêem nele (nas suas palavras) e uma das principais são: Eis que estou covosco todos os dias até a consumação dos séculos, Mt 28 ; farei morada dentro daqueles que crêem em minhas palavras, e também o Espírito Santo e o próprio Pai, João 14 e 16. E tudo isso se dá pela fé ao ouvir a palavra de Deus.

O jovem por exemplo pensa assim: oh, na igreja (templo de tijolo) eu devo ser santo. Saindo dela ele vira outra coisa. Igreja somos nós. Moradas do Espírito Santo, de Jesus e do Pai.

Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. Raro é um membro ter essa noção (de morada do próprio Deus nele na prática diária), porque não é ensinado na verdade, e sim de outra forma que a bíblia não dá nenhuma importância.

A revelação de Deus em sua palavra é gradual, por exemplo:
Da semente da mulher nascerá um que ...Gn 3/ Eis que uma virgem concebera e dara a luz...Is 7 / Salve agraciada, darás luz a um filho e Jesus sera seu nome... Mt e Lc.

Essa casa é agora casa de sacrifício 2 cr 7:11 (será que podemos aplicar isso hoje nas congregações?) . Alegrei-me quando me disseram vamos ...Sl/ Deus não habita em templos feito por mãos humanas. / Escreverei minhas leis nos seus corações ...Jr31:31.

Dt.29:29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

A revelação é gradual. Na Nova aliança tudo é revelado.
Ja vi muita gente boa usar esse verso pela metade para provar ponto de vista.

1 corintios 2:9 mas, como está escrito:
Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.

Jesus efetuou o eterno e único sacrifício, cumprindo toda a lei. Não precisamos mais sacrificar nada para obter perdão.

Somos justificados por Seu Mérito e não por sermos religiosos e irmos aos cultos todos os dias.
Comunhão é importante. Culto coletivo também, mas haverá tempos em que não teremos uma coisa nem outra e então abandonaremos Jesus?

Transformamos a igreja num fim em si mesma quando entendemos que a vida cristã se resume em atividades e mais atividades freneticamente desenvolvidas no domingo, que deveria ser um dia de celebração, descanso e passa a ser “dia do cansaço” e da agitação, como se o Cristianismo de sete dias pudesse ser vivido apenas em um dia.

Mesmo porque igreja passou a ser um lugar, um estatuto, um organograma, em vez de pessoas pelas quais Cristo morreu na cruz. Sem dúvida o estatuto, o organograma são necessários, mas também são meios e não fins.

Jesus deu grande importância ao Templo de Jerusalém?
Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada...

E com a mulher samaritana? Sua resposta foi (e vejam que foi em relação a adoração): Nem nos montes e nem em Jerusalém (no templo) adorareis ao Pai. (João 4).
Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade. Não lugares.

Quando Jesus chicotea os vendilhões é devido ao ZELO pela Casa de Deus, e Ele cumpriu profecia naquilo.

Queira Deus que não tomemos ao pé da letra aquilo, senão haja chicotes e chicotadas.

"A pessoa que abraça o cristianismo não precisa abrir mão do seu cérebro. Ela deve continuar pensando e exercendo o seu senso crítico. A fé cristã, embora transcenda a razão, não é irracional. Ela faz sentido."

Paulo Romeiro, apologista cristão

Todo cristão que aceita cegamente as opiniões da maioria e segue, por medo ou timidez, o caminho da conveniência ou da aprovação social torna-se mentalmente e espiritualmente num escravo”.
– Martin Luther King, Jr.

5 comentários:

  1. Samolão orou e consagrou o templo. Veja a resposta de Deus. Certamente Deus está em todo lugar, mas o templo foi consagrado e separado para que ali tenhamos toda liberdade para adorá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Deus procura VERDADEIROS ADORADORES, meu irmão, que o ADOREM, EM ESPIRITO e em VERDADE, em QUALQUER LUGAR E TEMPO e não em LUGARES CONSAGRADOS e em TEMPOS ESPECIFICOS apenas.

    ResponderExcluir
  3. Ta certo que Salomão consagrou, construiu o que o Senhor mandou, porém isso tudo aconteceu no antigo testamento e Jesus veio e fez uma nova aliança com o seu povo. Quando o templo foi destruído e Jesus disse que em três dias ele reconstruiria, Ele estava falando de que mesmo? Das quatro paredes é que não foi, mas dele. Então isso deixa bem claro que ele não estava interessado no palácio religioso. O templo somos nós será que é dificil para as pessoas entenderem? Falo isso porque o engano tem deixado pessoas cegas e com falta de entendimento! Esse texto por exemplo é um bom esclarecimento!

    ResponderExcluir
  4. acredito que o espirito santo me deu este entendimento sobre o templo. pois quando leio a bíblia(isto é em secreto) deposito a minha fé de que existe uma instruçao do espirito apesar de quase sempre estarmos atribulados e nem compreendemos de certo tudo que lemos.entendemos apenas em partes.

    fica a pergunta: e quanto ao batismo? qual será a resoluçao de uma alma que pela fé medita em deus de dia e de noite porén ainda nao foi batizada?

    ResponderExcluir
  5. É preciso fazer distinção entre CULTO e ADORAÇÃO.
    o culto termina "quando acaba"a reunião,ou a convocação,mas a adoração é sempre contínua.
    São duas palavras distintas.
    Latréia - ligada ao culto,ao serviço litúrgico.
    proskaneuo - ligada a adoração.Em qualquer lugar e momento.
    é preciso cuidado para não desfazer do LUGAR DE CULTO.Este lugar é separado para o Senhor.

    ResponderExcluir