domingo, 5 de abril de 2009

Orgulho é pecado?

"Olhos altivos" encabeçam uma lista de sete coisas detestadas por Jeová (Provérbios 6:16-19).

Deus detesta o orgulho. Isto merece nossa atenção.

O orgulho, é totalmente sem fundamento, e portanto estúpido e irracional (veja Provérbios 20:32).

A pessoa orgulhosa é sábia aos seus próprios olhos (Provérbios 3:7; Romanos 12:16), daí não ser aberta ao ensinamento ou ao conselho (Provérbios 9:7-12 e outros).

A pessoa "superior" pode posar como adoradora, mas presume conhecer melhor do que Deus como se deve adorar (veja 2Crônicas 26:16; Mateus 15:7-9), sua adoração realmente saindo de sua própria vontade (Colossenses 2:23).

O orgulho pode ser refletido em soberba vazia e jactanciosa (Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2); ou na presunção de que se tem mais domínio sobre a vida do que realmente se tem (Tiago 4:16 e contexto);
ou em pretensiosa exibição com respeito a coisas materiais (1 João 2:16).

Pode ser visto num ar de superioridade, "olhar altivo" (Provérbios 6:17; Salmo 101:5; Provérbios 21:4), num falar insolente (Salmo 17:10), no orgulho sendo usado como um colar (Salmo 73:6).

Pode mostrar-se no trajar e na postura em geral (Isaías 3:16-26).

O orgulho mostra-se no tratamento desdenhoso de pessoas "inferiores" (Lucas 18:9; Romanos 14:3).

O orgulho pode levr a certo destemor e excesso de confiança com respeito a tentação e pecado (Provérbios 14:6; Mateus 26:31-35; 1 Coríntios 10:12).

O orgulho pode levar um professor a colocar-se como um modelo pelo qual os mestres devem ser julgados (2 Coríntios 10:12), o professor orgulhoso sempre ganhando perfeita pontuação, uma vez que ele próprio é o modelo.

Talvez devêssemos falar em matá-lo, em vez de curá-lo (veja Colossenses 3:5). Tiago chama o mundano soberbo ao arrependimento: "...limpai vossos corações ... humilhai-vos..." (Tiago 4:6-10).

Naturalmente, precisamos primeiro reconhecê-lo e convencermo-nos.
A Escritura é o meio de Deus para esse fim (veja Romanos 3:20; 7:7).

"Muitos tentam torce-la para adaptar-se ao erro, mas Ela deve nos deixar no canto, encurralados, como em uma luta de boxe, com um adversario super forte." (comentario pessoal).

Mas o mero crescimento intelectual só pode levar a um orgulho aumentado (1 Coríntios 8:1). Precisamos ler com oração para que Deus nos ensine, nos convença e nos corrija.

A Palavra precisa tornar-se o espelho no qual nos vemos (Tiago 1:22-25), expondo o pecado escondido no âmago (Salmo 19:11 e seguintes).

Mas ainda que possamos nos arrepender em lágrimas de manifestações específicas de orgulho, ele tem raízes profundas e livrar-nos de falsos padrões de pensamento pode ser luta de toda uma vida.

Contudo, o Grande Médico receitou alguns remédios bons, começando (como dito acima), com doses regulares de Escritura, recebidas com muita oração.

A observância semanal da Ceia do Senhor pode também funcionar na destruição do orgulho. Tudo sobre o esquema da redenção é destrutivo do orgulho humano.

Deus não usou a sabedoria ou o poder humano e, assim, arranca a vanglória (1 Coríntios 1:19,31). "Onde pois a jactância? Foi de todo excluída" (Romanos 3:27; veja 4:2).

A salvação pela graça exclui a vanglória humana (Efésios 2:9). É-nos permitido gloriar-nos no Senhor (1 Coríntios 1:31) e seu cumprimento na cruz (Gálatas 6:14). A meditação concentrada ao pé da cruz pode destruir o orgulho.

Reconheça sua própria responsabilidade pelo pecado. Examine sua própria obra, em vez de fazer comparações com a de outros. Isto ajudará a evitar a ilusão de que somos algo quando nada somos (Gálatas 6:1-5). "E todos nós, com o rosto desvendado," fixemos os olhos na "glória do Senhor" (2 Coríntios 3:18). Aquele cingido pela tolha, e o contexto menciona como "EXEMPLO" (João 13:1-5), e deixemos isto transformar-nos em Sua imagem, como a presença de Jeová fez a face de Moisés brilhar.

Pratique como servo, colocando os outros como se fosse acima de você (veja Efésios 5:21; Filipenses 2:1-4). Finalmente, se a luta for dura, mas se você é sincero, entregue-se inteiramente a Deus, orando para que Ele lhe ensine humildade.

Ele sabe como rebaixar aqueles que "andam no orgulho" (Daniel 4:37 no contexto; veja Jó 40:3-5; 42:1-6). Mas fique de sobreaviso! Você pode estar pedindo dor. Algumas vezes a dor e a humilhação parecem ser o único meio pelo qual a humildade pode ser aprendida.

Mas quando elas chegarem, lembre-se de que você orou pedindo; e não se faça de cego à lição.

Alguem que voce conhece se enquadra nestes pontos? Ore por ele.

por L. A. Mott, Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário