sexta-feira, 24 de abril de 2009

ENTRE HEREGES, TRADICIONALISTAS E RELIGIOSOS

Os discípulos de Jesus jejuavam? E hoje jejuam?

Não espero muitos comentários, pois como já disse, esse é um assunto bastante controverso, com inúmeras interpretações (a maioria particular) visando um fim em si mesmo. Alguns pensam até que Deus se agrada enormemente desse (que alguns chamam de) “sacrifício”.

Sera que Mateus 9:14-20, Isaias 58, Zacarias 7 citam algo a respeito disso?

Já presenciei (e tenho até gravado em áudio) um pastor líder de congregação, convertido a uns vinte e seis anos atrás, afirmando ”A bíblia não fala como, mas eu aprendi assim, que o jejum começa a meia noite e vai até o meio dia...., a bíblia não tem, mas me ensinaram assim”.

O interessante é que ele não questionou, quando ensinaram assim,mas se alguém questiona-lo quanto a esse ensinamento “maravilhoso”, vira persona non grata, filho do demo, causador de intriga, etc, etc.

Devemos seguir ensinamentos particulares e costumes, sem nenhuma base biblica?

As passagens bíblicas citadas, se alguns pudessem, arrancariam de suas bíblias (e das dos outros também).

Em textos por exemplo Zc 7, onde Deus faz uma pergunta interessantíssima sobre o povo achar que por vários anos eles jejuavam para Ele.
Deus pergunta e quando vocês comeram e beberam nesses setenta anos vocês comeram e beberam para quem? Não foi pra vocês mesmos?

No blog do Pr. Roberto (muito bom por sinal) Point Rhema tem um artigo “Porque alguns demônios so saem com oração e jejum” e deixei la dois comentários bem amplos sobre o assunto.

Mt 9:17 Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.

Pedaço de pano novo em vestido velho e vinho novo em odres velhos. Jesus mudou de profissão? Virou alfaiate? Está agora fabricando vinho?

Sem duvida nenhuma afirmo que pano novo e vinho novo é o Espírito Santo, que nos guia em toda a verdade, e ninguém poderá nos dar receita alguma.

João 16- Ele nos direcionará em toda a verdade e o que teremos e deveremos fazer.João 16:13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

Minha conclusão é BITOLA RELIGIOSA, COSTUME, TRADICOES HUMANAS, MENTES CAUTERIZADAS, e neste processo vale tudo, ate torcer os textos sagrados para encaixar pratica religiosa.

Pb. Gilson
http://contraheresia.blogspot.com/
http://gilson-contraheresias.blogspot.com/

8 comentários:

  1. Tenho uma opinião sobre esse assunto. Eu li várias vezes sobre jejum e não encontrei proibição, mas também não encontrei obrigação.

    O próprio Jesus (que é do novo testamento e veio para trazer a graça) explicou que o jejum é fundamental para quebrar legalidades no mundo espiritual. E quando Ele se refere aos demônios, não esta falando somente de pessoas endemoninhadas, esta falando de demônios que assolam a vida sentimental, esta falando de demônios que trazem opressão, miséria, tristeza, fadiga, doença.

    O jejum nada mais é do negar a própria carne, negar as suas vontades. Não estou dizendo ao irmão para se matar por fome, mas sim sacrificar algo que te custe. Se der repente quiser fazer um jejum parcial como foi o de Daniel (que resolveu só comer legumes e abrir mão das iguarias do rei), ótimo. Deixe de beber coca cola, deixe de comer um bife que tanto gosta, deixe de usar a internet... Jejum é sacrifício, e apesar dos exemplos bíblicos mais famosos serem com alimento (pois a comida era algo muito importante para o povo judeu - e ainda é), Paulo fala por exemplo sobre o jejum de sexo com consentimento do casal em 1 Coríntios 7:5.

    E o próprio Paulo (outro do novo testamento) fala que muitas vezes fez jejum (2 Coríntios 11:27) e esse levava a ministração aos gentios e não aos judeus. E não estou falando de um ato religioso como o de orar todos os dias na mesma hora, como se fosse um costume e não um ato de amor, pois jejum dessa maneira não serve e realmente não prova nada (Atos 27:33), mas como sempre temos algo em questão (pois a vida do cristão é isso mesmo - batalha espiritual o tempo todo) e como essas questões não conseguimos resolver com o próprio braço, sigamos o exemplo de Cornélio (outro do novo testamento) - Atos 10:30 - que precisava de resposta e resolveu jejuar para ter mais intimidade com Deus (lembrando que mais intimidade não é igual a jejum necessariamente - podemos ter intimidade sem jejuar). Ai pergunto, se o jejum fosse prática do Velho testamento e fosse abominável, Deus responderia Cornélio?

    Jesus não veio para acabar com o velho testamento, Ele veio para cumprir, para consolidar e não se engane achando que o tempo da Graça veio tornar tudo mais fácil, Ele veio para separar os que querem a santidade de Deus dos que não querem. Um exemplo esta no Velho testamento, onde tínhamos 10 mandamentos (Êxodo 20) e poderíamos "barganhar" com Deus dizendo: cumpri 7 dos 10, sendo assim o saldo é positivo e resumiu em 2 mandamentos (Mateus 22:33 ao 38) ou seja, se você deixar de cumprir um dos dois, seu saldo será de 50% e com isso vocês fica mal, pois você não é nem de Deus e nem do Diabo.

    E mesmo assim é um resultado negativo, porque não ser de Deus, é ser contra Ele e a bíblia diz: Ai daquele que cair na mão do Deus vivo!

    Vamos viver a bíblia, tenho certeza que Deus não vai nos condenar por viver amando o velho ou o novo testamento. A única coisa que nunca devemos esquecer é que só temos acesso ao Pai por causa do sangue de Jesus derramando na cruz por nós. Se não fosse Jesus, ainda seríamos gentios. Mas por sua causa fomos enxertados na videira (Romanos 11.19).

    Jejue e ore, ou ore, ou jejue, mas o importante é adorá-lo e seguir seu exemplo.(Romanos 14)

    ResponderExcluir
  2. Sim, Gilson, entendo que os odres têm que ser novos, pois tudo se fez novo. E entendo também da dificuldade que as pessoas têm de acreditarem que Jesus Cristo já consumou tudo por nós. Em nosso lugar. E que a igreja do tempo da Graça é a Espiritual. Gostei do seu blog, pois é um seguir a Deus, sem procurar ser religioso. Nem teórico. Um abraço. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  3. Caro, Thiago Neves. Graça e Paz.

    Não É de se estranhar que hajam tantas distorções nesse “Ministério do Jejum”.
    Fazendo uma busca sobre o assunto em site “oficial” vejam o que afirmam a respeito de jejum e sobre sua interpretação na igreja hoje, durante a graça de Deus.

    Fiz uma relação e refutei em cada linha em poucas palavras.

    OBJETIVOS DO JEJUM (distorcidos) Desculpas religiosas sem apoio bíblico.

    1. Santificação - removemos o entulho da carne para sermos santos como ele É Santo. (o pecado só se situa na carne?) Então os demônios são santos já que não tem carne?
    Não há santificação ao jejuarmos, isso é fabula e invencionice(se fosse assim, os fariseus seriam super-santos).

    So ha tres que santificam:
    O sangue de Jesus, derramado na cruz por nos.
    A Palavra da Verdade e o Espirito Santo. Qualquer outra meio usado é fraude e manipulação religiosa.

    2. Libertação de fé - firmar as nossas convicções e andar em autoridade e ousadia (isto tudo não vem pelo crer na Palavra de Deus??) A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Fé presa?? Esquisito.

    3. Arrependimento dos pecados, no retorno à presença de Deus (Então o pecador deve jejuar para vir a Jesus e ser aceito no apelo?? Não seria pela fé na mensagem da salvação, todo aquele que crê será salvo). Sacrifícios para Deus são um coração quebrantado e contrito. Sl. 51. Deus despreza? Foi o que aconteceu a Cornelio.

    4. Em momentos de dor atroz, grandes calamidades, aflições, luto (Então o povo de Santa Catarina deve ainda jejuar em meio a toda aquela miséria e perda de tudo??) Deveríamos instituir jejum coletivo quando perdemos algum irmão na congregação???

    5. Necessidade de proteção de Deus (A proteção de Deus esta condicionada a Jejum?? Deus não ama e protege seus filhos?) Quer dizer que se meu filho quiser minha proteção paternal terá de jejuar??

    6. Necessidade do auxilio dos anjos de Deus a nosso favor (Anjo movido a jejum?, não são movidos por ordem divina??)

    7. Necessidade de ouvir a voz de Deus, a direção do Espírito Santo (isto não se daria pela oração e Palavra??)

    8. Cura em situações de enfermidade (isto não se daria pela oração, imposição de mãos, dons de curar e autoridade no nome de Jesus, marcos 16??) O filho de Davi morreu, mesmo depois de seu jejum.

    9. Conquistas pessoais, familiares, ministeriais, nacionais, mundiais (isto não se daria pela oração??)

    10. Por avivamento nacional (isto não se daria pela oração e palavra e oração pelas autoridades??)

    11. Preparação de batalha espiritual (armadura de Deus, capacete da salvação, espada do espírito, escudo da fé, Calçados os pés do evangelho, cinto da verdade, couraça da justiça e oração) onde fica o jejum em Efesios 6:10-18.? Sera que Paulo esqueceu dele???

    12. Para expulsar determinadas castas de demônios (acréscimos-inferencia- não constam nos textos gregos na palavra em Mt 17:21 e Mc 9:29, se informem, Jesus jamais citou jejum para esse fim) em nenhuma outra passagem isto se confirma.

    Como no caso acima Ef 6:10-18. Hermenêutica e exegese, apliquemos.

    Em Lucas 9 e Lucas 10 – os discípulos são enviados para curar e expulsar todos demônios em nome de Jesus (unção e autoridade Dele), já que eles não jejuaram (e nem jejuavam –Mt 9:14-17) Jesus os teria colocado em perigo ou vergonha. Vide Atos 19:13 E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. 14Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. 15 Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? 16E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.

    Ora se estes eram filhos de sumo sacerdote sera que não jejuavam?? Claro que sim. Mas não tinham fé pessoal e intima em Jesus.

    Atos 17:11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

    Em Lucas 9 e 10 os discipulos retornam alegres por terem expulsado todos os demônios encontrados e não haviam feito nenhum jejum coletivo ou individual para esse fim.

    Jesus, Paulo, Pedro, Tiago (seu chara), Judas e João jamais em suas cartas disseram: Jejuai e orai. Vejo apenas: Orai e vigiai. Fazei o bem. A verdadeira religião e ajudar orfãos e viuvas. Orai uns pelos outros. E nao jejuai uns pelos outros ou pelas autoridades.

    Ha mais de cem vezes "orai" e zero vezes "jejuai". Não existe imperativo desse verbo na Biblia, so nas mentes dos religiosos que "receitam" o que nem Jesus fez (receitou).

    Leia de novo o texto sobre Cornelio e achara explicado que Cornelio era convertido ao judaismo, por isso fazia tal pratica. Paulo do mesmo modo, era uma pratica que carregava consigo do judaismo, ou sera que textos como: Excedia a muitos no judaismo, hebreu de hebreus, fariseu, criado aos pes de Gamaliel e rapei a cabeca e fui ao templo por que tinha voto (nazireado) são pra encher linguiça (vamos fazer voto e rapar a cabeça tambem? Paulo nao fez? Sera que devemos imita-lo nisso? Sera que foi isso que quis dizer com: Sede meus imitadores como eu sou de Cristo?).

    Onde vemos essa pratica na igreja, vemos coletivamente, para missoes em At 13.
    Missoes é de toda a igreja de Deus e acontece sem receita ou mandamento. O Espirito Santo é o guia.

    ResponderExcluir
  4. Irmã MÔNICA SAMPAIO. Graça e Paz.
    Continue firme, servindo a Jesus, expandindo o Reino de Deus, lendo e meditando na Palavra e sendo guiada pelo Espirito Santo em toda a verdade.
    Não é pecado usar hermeneutica e exegese. Podera haver pecado quando não usamos.
    Seja um instrumento de Deus, para honra e gloria Dele.

    ResponderExcluir
  5. Caro, Thiago Neves. Graça e Paz. (continuo respondendo)

    “Por que jejuamos nós, e não atentas para isto? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta?” (Is. 58.3a.)

    Pois que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e para rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto.” (Is. 58:3b,4.)

    Por outro lado, o versículo está inferindo que se observado de forma correta, (3) Deus atentaria para isto e a voz deles seria ouvida.}

    (3) argumento falso (interpretação particular - sem hermenêutica e exegese). Isaias 58 não contem as palavras maneira, forma ou jeito (a não ser que se portavam de forma religiosa e hipócrita) e muito menos a palavra errada. Ainda no fina ha uma inferencia.

    Sem falar ainda que o texto é exclusivo e não aditivo, ou seja Deus diz: isso é sacrifício de tolo, (vocês não obterão nenhum favor Meu com isso, e acrescenta: vocês chamam ISTO de jejum?). A idéia final é misericórdia quero (dar água, comida, roupas e abrigo ao próximo) e não “sacrifício” (deixar de comer e beber - passar fome e sede de forma religiosa e hipócrita). O SENTIDO FINAL FALSO X VERDADEIRO.

    Uma coisa falsa (dinheiro, produto pirata ou qualquer outra coisa) não é falsa, só um pedaço dela, mas sim toda ela. Se você receber algo falso e passar a frente sabendo, comete crime. O mesmo se da com a Palavra e sua correta interpretação.

    Interpretação particular por coveniência é pecado.

    FALSO JEJUM - IS 58:5 Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?

    VERDADEIRO JEJUM - IS 58:6 6Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? 7Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?

    Conclui-se que o texto é exclusivo e não aditivo. Devemos fazer uma escolha dos modos.

    ResponderExcluir
  6. Caro, Thiago Neves. Graça e Paz. (continuo respondendo)

    Este foi parte de meu comentario no blog Point Rhema.

    Prezado Pr. Carlos. Não quero, de maneira nenhuma, ser o dono da verdade absoluta, este papel cabe somente ao Espírito Santo, e Este nos deixou subsídios para não sermos enganados. O prezado Pastor colocou bem o assunto relacionado a comunhão e intimidade com Cristo. Vejo problema apenas quando se institui doutrina de forma coletiva, em forma de campanha de sete disso, sete daquilo, etc. Vejo o jejum de forma bíblica, sim, mas nos moldes de Moises, Elias e Jesus. Todos eles não colocaram outdors, não fizeram propaganda, não fizeram alarde, todos foram de forma intima guiados pelo Espírito. E interessante que de certa forma, foram todos para lugares desertos. Não creio que tenha sido coincidência. Jesus mesmo disse que, se fizéssemos teria que ser em “secreto” e individualmente. Jesus não trata de coletivo, trata de intimidade, relacionamento pessoal, conhecimento profundo não so Dele mas de Sua Palavra que no final se confundem em um so.
    O prezado menciona que o assunto se tornou como uma espécie de cultura, (mas algumas interpretações desde hà muito se transformaram em cultura e tradição em nosso meio, no entanto, admito até que existam alguns que o façam assim maldosamente).
    Jesus tem um debate acalorado sobre essa situação com os fariseus, e Ele cita textualmente que por causa de vossas tradições vos tendes invalidado a Palavra de Deus, ou os mandamentos de Deus. Não sera isto que está acontecendo? No meio evangélico, crê-se que heresia é “atirar pedra na cruz de Jesus”, de maneira nenhuma isto é verdade.
    A definição para heresia em dicionário bíblico é interpretação particular, movida por vários sintomas, que pode ser cultural ou tradicional, falta de conhecimento (errais por não conhecer as escrituras nem o poder de Deus), má fé, coveniencia, etc.

    Falso ensinamento aquele que prejudica a fé de certos fiéis e também causa facções ou heresia distintas dentro da igreja. (I corintios 11:19 - ceia).

    Mesmo estando enquadrados em um desses itens, não creio ser tarde, como um dos artigos lidos neste site, * Quem será o primeiro? Mas para isso temos que admitir que estamos promovendo uma situação que de maneira nenhuma o Reino de Deus terá crescimento real e muito dizem que “mas estamos bem intencionados” e outros acrescentam “os fins justificam os meios”, pessoalmente acredito ser o diabo o inventor desses dois argumentos, pois eles cegam espiritualmente, mesmo aqueles que não tem nenhuma intenção maligna embutida.
    Não quero de maneira nenhuma ofender ninguém, a verdade absoluta vem de Deus, o Espírito Santo nos guia em toda a verdade, e segundo Jesus (creio absolutamente) Ele, O Pai e o Espírito Santo habitam naqueles que crêem em suas palavras. Não quero ficar fora dessa promessa, de jeito nenhum, quero essa habitação em mim eternamente.
    Davi, homem segundo o coração de Deus, estava vários andares a frente dos homens de seu tempo, vivia sobre a lei, mas seus olhos vislumbravam Graça todo o tempo. Ele desejava ardentemente Graça. Engraçado que hoje vivemos na Graça, mas muitos tem seu coração voltado para a Lei e querendo cumprir coisas da Lei. Davi diz: Salmo 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
    11 Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
    12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
    15Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.
    16Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. 17Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado;
    coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

    Sacrifícios de louvores, Davi se antecipa, Hb 13:15Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. 16Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz. (verdadeiro jejum)

    Vejo também que ao optarmos por uma direção duvidosa, corremos o risco de nos perdermos. Por exemplo, jejum para obter isso ou aquilo, cura, porta de emprego, prosperidade, etc. Tudo isso esta fazendo parte da “cultura evangeliquez”, movida por falsas interpretações. Qual o risco nisso? Negarmos a ação do Espírito Santo, com seus dons para a igreja segundo a necessidade apresentada no seu interior de forma dinâmica.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente penso que existem questões nas quais não devemos "perder" tanto tempo com o debate. Na verdade o Senhor está chamando "ceifeiros" para sua ceara. Seja um ajudador! Coloque-se à disposição de Deus! Diga a Ele: "Senhor eis-me aqui! Faça de mim um vaso para louvor da tua obra", pois nem a vida que temos nos pertence, pois não podemos dar nenhum só passo se não pela misericórdia de Deus. Coloquemos, então, toda nossa saúde e disposição a serviço do Reino de Deus.
    Não sabemos quando o Senhor voltará ou nos chamará a eternidade, então: "tudo que te vier a mão, faze-o com todas as tuas forças"
    Deus vos abençoe!
    Pr. Rubens Silveira

    ResponderExcluir
  8. Então Jesus "perdeu tempo"? Principalmente com os escribas e fariseus hipócritas quando mostrava para o povo que eles não eram exemplos a serem seguidos em nenhuma de suas práticas religiosas que se tornavam apenas fardo para o povo já sofrido.

    Jesus não foi compreendido por eles no Seu surgimento. Os maiores modelos de religiosos contemporâneos seus foram colocados por Ele como os piores exemplos a serem seguidos. Tamanha era miopia que havia tomado conta da mentalidade religiosa da época. A cultura religiosa (a “religiosidade”) já havia sufocado a mensagem essencial de Deus para os homens que é o amor a Ele e ao próximo.

    QUALQUER SEMELHANÇA COM O EVANGELICALISMO MODERNO NÃO É MERA COINCIDÊNCIA.

    ResponderExcluir