domingo, 7 de fevereiro de 2010

ERROS NAS TRADUÇÕES, AJUDANDO AOS FARISEUS MODERNOS




Se não apenas lermos, mas também meditar no que lemos, encontraremos muitas distorções até mesmo na bíblia. Erros de tradução, notas de rodapé que foram inseridas como parte do texto original, opiniões pessoais de tradutores incorporadas ao texto nas traduções, etc.

Exemplo clássico é o texto de Mt 17:11 e Mc 9:29 "... mas essa casta de demônios só se expulsa com oração e jejum". O pior é que se torna doutrina inquestionável em muitos arraiais evangélicos, principalmente nas AD. e como argumento escutamos: “esta escrito na bíblia, e não podemos questionar???”.

Em pesquisando outras bíblias de estudo (a de Jerusalém, por exemplo) temos a informação de que em Mc 9:29 foi acrescentada a palavra "jejum" e em Mt 17:11 foi adicionada toda a frase do verso 11, “Mas esta casta de demônios só se expulsa com oração e jejum”.

Textos fora de contextos, isolamento de versos, sem prestar atenção no que se diz ao redor desse texto. Parece um complô contra a verdade que liberta, contra producente, contra a qualidade do crente (espiritual) em prol da quantidade descerebrada e contraproducente, mas que contribui para “a obra” (com dinheiro, é claro, que é considerado o mais importante).

Fico a pensar quão longe da verdade estão muitos religiosos evangélicos em suas interpretações particulares sempre visando o sentir, as emoções, o palpitar, o respirar mais forte e claro, a arrecadação de grana.
A presença de Jesus é real, foi Ele que prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Em Mateus 11:14-19 há um dialogo interessantíssimo que nos leva ao tema desse post, os religiosos e interpretes particulares sem nenhuma base bíblica vêem uma brecha nas palavras de Jesus, quando diz (mas quando eu for tirado, jejuarão).

Jesus não se refere aqui em emoções de solidão que o crente no futuro terá, quando por exemplo, passar por decepções e situações de traumas da vida a que todos estamos sujeitos ou mesmo a depressões sem causa externa (ou interna) aparente.

O contexto que joga por terra a doutrina da ausência de Jesus, (por isso podemos hoje jejuar, argumentam de forma arrogante) é o texto de João 16 (todo o cap).

Ou seja, Jesus se refere ao período de sua prisão, morte e ressurreição. Após isso, Ele cumpre a promessa de estar conosco pra sempre.

O único jejum ordenado por Deus, é o do dia anual da expiação pelos pecados de Israel no deserto, durante a peregrinação para Canaã.

A partir daí, foi-se incorporando na mente dos religiosos que existia uma porção mágica na prática desse ritual (alguns chamam hoje de sacrifício, mesmo não havendo nenhuma referencia bíblica sobre isso).

Vejam que o mesmo "fenômeno" ocorreu com a imagem da serpente que foi levantada por Moises, no episodio da praga das serpentes no deserto.
Nos dias de Josué, começaram a adorar a imagem da serpente e chama-la de "salvadora". Josué, depois disso, mandou destrui-la.

Foram adicionando essa prática no cotidiano, (os fariseus do tempo de Jesus eram mestres, e a faziam no mínimo duas vezes por semana, conforme Lucas. 18.) e tinham como objetivo se mostrarem piedosos e mais santarrões (não muito diferente de hoje em dia) como um autodenominado apostolo, que se gaba na TV de “pagar o preço” por ficar tres noites no monte "em jejum, oração em consagração" para obter o poder de curar os enfermos em nome de Jesus. (Se isso não for farisaismo do mais baixo nível, então não sei o que é).
Mateus 6 (Jejum em secreto e não com trombeta).

Como se os dons não fossem resultado da Graça de Deus (por causa do Seu Amor), de acordo com a necessidade da igreja e sim fossem obtidos como resultado de barganha, utilizando como moeda “sacrifícios de tolos” e não obediência à Verdade.

Penso que visualizamos muitos pecados conhecidos como adultério, fornicação e homossexualismo (sou totalmente contra eles), mas fingimos não ver os do outro tipo (farisaísmos, arrogância e religiosidade antibíblica), que leva os crentes sem entendimento das Escrituras a práticas religiosas (costumes e tradições), as quais Jesus citou como cargas que os religiosos colocavam sobre os outros e que não ajudavam nem com um dedo.
Jesus também afirmou que por causa dessas tradições, os fariseus ANULAVAM as Escrituras.

Muitas circulam em nosso meio, como capa de espiritualidade (na verdade são espiritualizações negando ajuda ao próximo na prática), causando até divisões (não me misturo, sou mais santo).

São campanhas de sete de jejuns, longas orações com repetições sem fim (um verdadeiro mantra) achando que isso compra o favor de Deus ou que Deus se alimenta disso (barganha explicita).

Isso tudo sob o patrocínio de lideres que parecem experimentar o nível de obediência do povo ao ordenar tais praticas, e ao serem obedecidos ficam de todo orgulhosos e falam: "olha como minhas ovelhas são obedientes, fazem sem questionar".

É a verdadeira obediência cega e sacrifício de tolo. Referencias Is 58, Zc 7, Mt 9:14-17, Lc 5 (mesmo contexto).

O tal do reverendo Jim Jones levou centenas a morte dessa maneira.

Tenho mais de trinta anos em meio as Ass. de Deus e nesse tempo nunca ouvi nem uma palavra referente a estas passagens e também a de Lucas 18 (fariseu e publicano no templo orando). Por que será??

E com relação ao jejum? Jesus por acaso não cumpre a promessa de estar conosco (começando com os apóstolos) todos os dias até a consumação dos séculos?

E se Ele está não apenas conosco, mas principalmente em nós (como morada, tabernáculo) porque muitos utilizam o versículo de Mateus 9 "mas quando o noivo for tirado então jejuarão", argumentando que Jesus não está fisicamente conosco então isso valida o jejum na Nova Aliança.

Minha pergunta é: Não estaremos tendo a mesma atitude de Tomé?

Jesus tratava do Espiritual ou material (natural)?

Somos chamados a crermos sem ver ou temos de ver?

Segundo Mateus 9:14-19, Jesus era alfaiate e vinhateiro?

Estaria ele ensinando como fazer um remendo ou fazer vinho?
Todo o cap. em João 16 trata de que afinal? Não é referência direta a Mateus 9?

As antíteses sobre jejum X Jesus, ditas pelo próprio Jesus não significam nada no contexto desse assunto?

Corrija-me se estiver errado. Jejum não significa desde o VT morte e luto (Davi antes da morte do seu filho com Beteseba e depois da morte de Saul), choro, separação, tristeza profunda, falta de força (fraqueza), desânimo, lembrança do pecado, medo, covardia (Pedro nega a Jesus) e outras coisas afins?

A não ser para os fariseus que transformaram o ato em uma demonstração de “espiritualidade superior” e orgulho (jejuo duas vezes na semana e dou o dizimo...)

Jesus conosco não significa: vida, alegria extrema, casamento, festa, núpcias, reconciliação, força e vigor, ânimo, perdão dos pecados, intrepidez, coragem (Pedro pregando Jesus em Atos 2 e 4) e presença do outro Consolador.

Precisamos fazer mais um sacrifício pessoal para agradar a Deus?

O sacrificio de Jesus na cruz não foi o suficiente?

Jejum, biblicamente, pode ser taxado de sacrifício? Onde há essa referência?

A linguagem irônica que Deus usa em Zc. 7, não quer dizer nada?
“Foi para mim mesmo que vocês jejuaram todos esses anos?
E quando vocês comeram e beberam, pra quem foi?”

Isaias 58 trata do falso jejum em relação ao verdadeiro.
Se eu receber uma nota falsa, mesmo que seja de R$100,00 ela continuará falsa, não adianta tentar apagar o lobo que está impresso nela, pintar a garoupa e repassar adiante. Estarei cometendo crime, e incentivando a pratica de outras falsificações futuras.

O falso deve ser rasgado, eliminado, substituído totalmente e não repintado para dar aparência de verdadeiro.
É o que Jesus fala em relação ao remendo e ao vinho e os profetas Isaias (58) e Zc (7).

É o que trata genericamente o livro de Hebreus.

Será que o véu do templo, que foi rasgado de cima para baixo (na hora da morte de Jesus), foi recosturado ou remendado? Por quem?

Deus, em Isaias 58 NÃO diz: “Façam jejum, mas alimentem os famintos e vistam os nus...”
Isso é interpretação particular da pior espécie.

O texto é exclusivo e não aditivo. (Está claro que se deve fazer uma escolha entre duas coisas).
Deus diz: “NÃO façam mais isto (ficar sem comer e sem beber com cara de sofredor) ou seja, o que quero que façam é alimentar os que tem fome, que vistam os nus, etc”.
Em que essa prática insossa amaria a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nos mesmos?

Não podemos chupar cana e assoviar ao mesmo tempo.

Será que Jesus revogou Is58 e Zc 7? Ou aprovou, em Mateus 9?

Jejum nos torna mais santos? Ou mais espirituais?

Os elementos de santificação são: O SANGUE DE JESUS, A PALAVRA DE DEUS e O ESPIRITO SANTO.

Será que jejum é superior aos três?

Os líderes modernos não estariam levando as ovelhas na mesma direção do farisaísmo?

Tenho ainda outras perguntas pertinentes, mas primeiro aguardarei a respostas destas.


Agora, quanto ao jejuar ou não fica por conta e risco de cada um.

Alguns perguntarão: E qual é o risco? O risco, é não obter resposta de Deus e o tiro sair pela culatra. Zc 7: “Como eles se tornaram duros como diamante, não dando ouvidos a Minha Palavra, Eu também não os ouvirei quando clamarem”.

Em Cristo, presente, conosco e em nós, sempre.

14 comentários:

  1. Irmão Gilson A paz do Senhor Jesus, tenho às seguintes referências que achei interessante e gostaria de compartilhar com o irmão pois tambem fiquei curioso acerca do Jejum:

    Atos 10:30 E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona.

    I Coríntios 7:5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

    Atos 13:2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

    Atos 13:3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

    Sei que a palavra usada para jejum no hebraico significa tambem choro, pranto, cobrir a boca(o que pode ser silêncio tambem), mas no grego significa literalmente abster-se de alimento.

    Eu particulamente jejuo, mas não até em matar, e sei que isso não é um sacrificio pois Deus não quer sacrificio na NOVA ALIANÇA, mas jejuo pois creio que assim me aproxímo mais de Jesus(Esposo), agora se tem gente usando isso como um sacrificio e como formula mágica ai já virou religiosidade e simpatia, e não adianta nada jejuar e ficar falando palavrão, sme obedecer a Palavra pois ai a pessoa somente estará passando fome sem necessidade.

    A Paz do Senhor Jesus irmão.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Irmão!
    Gostaria de saber qual a conclusão, deu a entender que o jejum depois do sacrifico de Jesus para nada mais serve certo?
    Gostaria de uma conclusão
    Fique na Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  3. Irmão Mateus, Graça e Paz. Adoração deve ser pessoal, sem clonagem de personagens bíblicos. Clonar ou imitar Davi, Ester, Elias, Moises ou qualquer outro servo denota falta de personalidade e pouca intimidade com Deus e sua Palavra, sobrando religiosidade.

    Imitar a fé não significa imitar os atos ou praticas pessoais que foram realizadas dentro de um determinado contexto e dinâmica de acontecimentos no tempo e espaço em que se sucederam. Isto literalmente significa isolar texto fora de contexto e aí corremos o risco de criar uma heresia (interpretação particular).

    Pergunto a essa turma defensora dessas campanhas de qualquer coisa que seja se Jesus planejou algum jejum (com antecedência) quando foi levado ao deserto pelo Espírito Santo para ser tentado pelo diabo?
    Biblicamente vejo apenas como conseqüência do fato em si, não tendo sido planejado e apenas o fato é citado pelo evangelista Mateus mostrando que Jesus não se alimentou naqueles dias.
    Hoje se espiritualiza essa passagem e colocam o jejum como carro chefe ou locomotiva do trem de carga, dizendo haver poderes mágicos nessa pratica.
    Então os fariseus seriam extremamente poderosos?

    Alguns pregadores afirmam até que Jesus venceu o diabo por estar jejuando, ou seja espiritualizam "o jejum" como os israelitas espiritualizaram a serpente de bronze.

    Jesus venceu o diabo pelo poder da Palavra, o estar sem comer e beber serviu de arma para o diabo O tentar. "Se és o Filho de Deus, transforme essas pedras em pão".

    Com relação ao jejum, não tem como ser adversário dele, visto que Jesus esclarece como exemplo o uso da oração em Mateus 6 e qualquer dúvida do que comento, quem discordar, é so ter um pouquinho de trabalho e ler. “Não pensem que é por muito falar que serão atendidos, e não sejam como os pagãos que pensam que por usarem de vãs repetições serão ouvidos”.

    Ora, disciplinar ou ensinar a respeito de algo não significa ser contrario a esse algo, mas sim a sua utilização como objeto magico ou como fim em si mesmo, esquecendo-nos que quem nos ouve e nos ama é Deus, e Ele atente (se estiver dentro da Sua vontade por que nos ama, e não por barganha de qualquer "sacrificio".

    Vejo o jejum como consequencia e não como causa. Explico, como causa ele é planejado, ou seja, há DOLO e barganha embutida. Como consequencia, ele não é planejado, e sim ocorre, muitas vezes sem nos percebermos que "estamos em jejum", ou seja, ele é consequencia da adoração profunda e prazer de estar na presença do proprio Deus lhe prestando culto e não fazendo um "sacrificio de tolo".

    Outra coisa, é intimo, particular, pessoal, ninguem precisa saber (sem trombetas). So nesses casos ele será consequencia, e aí o adorador não tem nem como se vangloriar: "Só tive a VITORIA porque fiz um jejum". Percebeu como estamos cheios de fariseus em nossos templos?
    Espero ter-me feito compreender.

    ResponderExcluir
  4. Higor, Paz em Cristo. Creio ter respondido sua pergunta na resposta dada ao Mateus.
    Qualquer outro esclarecimento é so perguntar.

    Nunca nos esquecendo que é o Espirito Santo quem nos guia a toda a Verdade.

    ResponderExcluir
  5. Mateus, Graça e Paz. Quanto aos textos que se referiu, ha muitas diferenças nessas traduções.
    Nestes, em ou outras traduções, não ocorre a palavra jejum. Ao que parece, ocorre nessas versões da biblia online (internet).

    Atos 10:30 E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu (em jejum até esta hora,) orando em minha casa à hora nona.

    At 10:30 Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandecentes,

    I Coríntios 7:5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes (ao jejum e) à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

    I Coríntios 7:5 5 Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.


    Os textos seguintes expressam o que comentei, não houve planejamento e sim é consequencia do servir ao Senhor.

    Atos 13:2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

    Atos 13:3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

    ResponderExcluir
  6. Tá há varias traduções mas você só está citando elas quando é pra defender suas ideias, e tambem você está citando outra possivel tradução segundo meu parecer não quer dizer que é a unica tradução correta mas sim uma outra possivel tradução, eu não sei pq não tenho curso de nada, nem sei o que é hermeneutica direito, nem exegese, nem o que lá mais existe, nada de grego, mas uma coisa eu sei, devo sim imitar os personagens cristãos naquilo em que não pecaram, Paulo que escreveu este texto em corintios disse em algumas de suas cartas:

    I Coríntios 4:16 Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.

    I Coríntios 11:1 SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.

    Efésios 5:1 SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

    Filipenses 3:17 Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.

    I Tessalonicenses 1:6 E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.

    I Tessalonicenses 2:14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,

    Hebreus 6:12 Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.


    Hebreus ninguem sabe ao certo por quem foi escrito, mas este texto confirma os exemplos que citei, devemos sim seguir bons exemplos na Biblia não concorda, e outra não isolei texto poiis citei varios exemplos e não um só, continuarei seguindo os exeplos pois a Biblia diz:

    Tiago 5:10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.

    Não tomei repito nenhum texto isolado e nenhum exemplo isolado, tomei varios exemplos, Tiago diz para imitarmos os profetas e para os Judeus existem Lei e os profetas, Lei é o pentateuco, profetas são os demais livros, e no mais citei Ester pois ela vivem num periodo depois que Iaias fez aquela profecia.

    A paz do Senhor amado irmão e não pense que estou aqui só para encher a paciência, pois sei que o irmão tem prazer em responder e pesquisar sobre o assunto vejo isso como um crescimento, continuarei jejuando ao meu Senhor até que me provem o contrario porque se descobrir que isso é um erro ai sim eu paro, ams até agora não vejo fundamento concreto para parar, e o irmão me desculpe as vezes não sei me expressar, fujo do assunto rsrs, mas amem to novo ainda muita coisa pra aprender.

    Deus abençoe o irmão e que possamos a cada dia alcançar misericordia para sermos fiéis, Paz.

    ResponderExcluir
  7. Só mais um comentario irmão,

    Não sou defensor daquilo que o irmão falou acima de se fazer campanhas, formulas magicas com o Jejum, Jejum para mim é algo pessoal entre eu e Deus, campanha de jejum é tocar trombetas, creio e pratico o jejum de maneira pessoal, agora essa bagunça que está ai fora, não concordo tambem não.

    Não defendo essa bagunça nem qualquer outra bagunça que tem sido inventada, mas pelo jeito qeu o irmão fala na minah simplicidade estou entendendo que o irmão cre que o jejum é uma coisa herege? Me desculpe se estiver errado.

    A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Se a Biblia está no papel ou na rede, ou a Biblia America que costumo usar em meu computador para achar rapidas referencias, creio que só mudou o meio de veiculação mas o conteudo é o mesmo, gosto de usar a Biblia no computador para achar referências, comparar versões e consultar strongs, mas para minah leitura devocional ultilizo a Biblia em papel mesmo pois computador num dá para prestar atenção.


    Atos 13:2 E, servindo eles ao Senhor e JEJUANDO, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
    Versão João F. Almeida Revista e Atualizada

    Jejuando= Strong # 3522
    Nesteuo
    de 3523, abster-se de alimentos (religiosamente)

    Atos13:2 As they ministered to the Lord, and FASTED(Jejum), the Holy Ghost said, Separate me Barnabas and Saul for the work whereunto I have called them.
    Versão: English: King James Version with Strongs


    Atos 13:3 Então eles JEJUARAM, e oraram, e puseram as mãos sobre Barnabé e Saulo. E os enviaram na sua missão.
    Versão João F. Almeida Revista e Atualizada

    nesteuo

    NACE-tyoo'-o

    de 3523, abster-se de alimentos (religiosamente)



    Atos 13:3 And when they had FASTED(Jejum) and prayed, and laid their hands on them, they sent them away.
    Versão: English: King James Version with Strongs

    Strong # 3522
    nesteuo
    nace-tyoo'-o
    from 3523; to abstain from food (religiously)


    Agora comparações de versões

    Almeida Corrigida Revisada e Fiel
    Atos 13
    2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
    3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.


    Almeida Revisada Imprensa Bíblica
    Atos 13
    2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
    3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.


    Almeida Revista e Atualizada
    Atos 13
    2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
    3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.


    Almeida Revista e Corrigida 1969
    Atos 13
    2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
    3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, {os} despediram.

    Almeida Revista e Corrigida 1995
    Atos 13
    2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
    3 Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, {os} despediram.


    Sociedade Bíblia Britânica
    Atos 13
    2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
    3 Então depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.

    ResponderExcluir
  9. Muito boas a postagem e as respostas, nada a acrescentar.

    Jejum é conseqüência e não causa. Não é proibido, tem sua utilidade, mas não deve se transformar em um ritual nem deve ser visto como fonte de poder mágico. Há uma diferença enorme entre copiar uma ação de um personagem bíblico e imitar suas atitudes.

    atos17.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Emerson,Graça e Paz. É isso mesmo que tenho dito, por exemplo: Podemos e devemos imitar a fé de Abraão (alias, ele é o Pai da Fé), confiança absoluta em Deus e em sua ordem direta, sabendo que voltaria com seu filho vivo, mas seria abominável levar nosso filho a uma montanha para sacrifica-lo, hoje.
    Tem horas que precisamos quase desenhar para sermos compreendidos, face a preguiça mental que muitos de nossos irmãos adquirem em meio a um processo de faz o que mando e nem pense questionar.

    ResponderExcluir
  11. Perguntinha básica: Abraão (que é o pai da fé) jejuou?

    ResponderExcluir
  12. Se jejum é abstinência de comida em Jonas 03:07 o que significa?

    abraços

    ResponderExcluir
  13. continuação
    Cristo nossa páscoa.
    Amados, vejam que a besta e a multidão dos seus comércios tentam enganar o povo de Deus, pois analise, muito dos chamados crentes, participam no mês da páscoa do mesmo modo que a besta e seu comercio, pois no mês da páscoa há a idéia de que o coelho é o símbolo da páscoa, pois o chamado ovo da páscoa é a maior marca deste comercio no mundo inteiro, não se deixe enganar, pois sabemos que nem o coelho, nem o seu tal ovo de páscoa, nunca foram símbolos da páscoa, não se deixe enganar, dizendo que isso não tem problema, aquilo também não, pois isso é uma zombaria com a palavra de Deus, pois Cristo o nosso Senhor, Ele sim, é o verdadeiro e único emblema da páscoa.
    (1CO 5:7), Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Semelhante ao cordeiro pascoal era sem defeito.
    Cristo, o cordeiro que, sem mancha e sem defeito foi uma única vez oferecido por nós, se o cabrito e o cordeiro do velho testamento eram oferecidos a cada ano, o Senhor Jesus em uma única vez se entregou a mote e morte de cruz por nós, como o cordeiro pascoal, por isso que o apostolo afirma, Cristo nossa páscoa. Por isso hoje não comemos ervas amargas, nem matamos um cordeiro, pois o nosso Deus se entregou por nós transformando a páscoa em ceia do Senhor.
    (ÊX 12:5), O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, (1PE 1:18), Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais.
    Saía da tradição ou costumes errados, e obedeça a Cristo, porque foi ele e não o pastor, a família, a denominação, mas sim, Cristo Jesus, então obedeça a Ele e a sua santa palavra.
    (1PE 1:19), Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.
    Vamos celebrar a ceia do Senhor, de todo o coração, em toda a santidade, e do modo como o Senhor deseja, na sinceridade e na verdade da sal palavra.
    (1CO 5:8), Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Seja sincero diante do Senhor, pois quanto mais obediência mais bênçãos.

    ResponderExcluir
  14. Fica na paz do Senhor Jesus abraços;
    edmar_antoniotst@yahoo.com.br

    ResponderExcluir