domingo, 28 de fevereiro de 2010

ESPIRITUALIZAR O JEJUM OU COLOCA-LO EM UM ALTAR?


Hoje, principalmente nos meios pentecostal e neopentecostal, espiritualiza-se quase tudo. De uma simples dor de cabeça até eplepsia. Enfermidades que são vistas como demônios que estão oprimindo os corpos das pessoas.

E se essas pessoas são convertidas? Poderiam os demônios oprimi-las com doenças?
Se a resposta for não, então na realidade não são demônios e sim doenças naturais mesmo.


O mais grave se situa em outra esfera: Fazer algo (religioso) para alcançar determinado alvo, ou seja, Materializar o Espiritual.


De vez em quando, (ainda bem) aparecem umas campanhas de jejuns e orações, sempre visando um ponto específico. Uma das ultimas, noticiadas em alguns blogs, com slogans pomposos, visa ao que parece, comemorar?? 70 anos da CPAD. Pelo menos é o que está no slogan, e nos blogs não constam nenhum objetivo o que a meu ver não muda nada.

O que achei mais interessante foram os versiculos usados. Eles referem-se exclusivamente a oração (obediencia e a Fé) e não ao jejum. Seria mais próprio usar Isaias 58, mas aí seria perigoso para a "campanha" ja que este é totalmente contrário a este tipo de prática farisaica junto com Zacarias 7.


Parece-me que a salvação não vem mais pela pregação do Evangelho (mensagem da cruz de Cristo) e sim por “mágica” ou por definição minha a chamada síndrome de Jó, que oferecia holocaustos por cada um de seus filhos, no intuito de os livrar da ira divina no que resultou ineficiente e todos foram mortos de uma só vez.

Jó não deveria ter inculcado em seus filhos o temor e obediência a Deus ao invés de tentar espiritualizar por holocaustos? (obediência e não sacrifício).


Já ouvi muitas mensagens de pastores, exaltando essa atitude de Jó, como se isso tivesse livrado seus filhos. Ao que parece, esses pastores esqueceram de ler os oito versos seguintes.

Isso fica ainda longe de outros que bitolados no JEJUM (sacrifício, como chamam), trocam a palavra HOLOCAUSTOS por JEJUM nesse texto de Jó 1:5, o que é um absurdo, distorção da realidade, da verdade, falsidade e no mínimo heresia.


Foi erigido, sem duvida alguma, nesses meios, um ALTAR AO “deus jejum”.

Foi transformado de MEIO para FIM em SI MESMO.

Falam tanto nele, que se esquecem de Deus, de Jesus, do Espirito Santo e da Graça de Deus.


Falo isso, não por simples julgamento, mas por anos de observação e analise de vários fatos. Alguns irmãos, até mesmo do chamado ministério, ficam irados e soltam “faíscas pelos olhos” quando sou questionado se acredito no jejum digo que não.

Sempre respondo que não.  Creio em Jesus e Seu Poder e presença em minha vida. Pois não vejo, principalmente na Nova Aliança respaldo para essa prática (de modo planejado) mas sim como CONSEQUÊNCIA DA ADORAÇÃO.


Os exemplos são Moisés (no monte, deserto) e Jesus, também no deserto. Nenhum deles PLANEJOU JEJUAR.

O ficar sem comer e beber foi CONSEQUÊNCIA da adoração a Deus e não um tipo de barganha espiritual.
O ESPIRITO SANTO GUIOU A AMBOS PARA O DESERTO.

Jesus foi levado ao deserto PARA SER TENTADO PELO DIABO E NÃO PARA JEJUAR.


PRECISARIA JESUS JEJUAR ????? PRA QUE ???????
Jesus venceu o diabo por causa do jejum ?? O jejum é mais poderoso que Jesus, ou deu poder até para Jesus vencer o diabo no deserto ??

Alguns ainda afirmam que o ministério de Jesus começou com o jejum (no deserto).

Então, pergunto: E o batismo de Jesus por João Batista, não valeu ? Não conta? Não vale? Ah, já sei, esqueceu né ??
Um desses que me questionou a respeito de eu não crer no jejum (será que o jejum se personificou?). Disse-me, após eu responder que NÃO, que eu estava fora do propósito de Deus.

Bom, se ele julga estar dentro do propósito de Deus é estar fazendo sacrifícios pessoais planejados (de tolos), então realmente estou fora.


Nessas convocações (coletivas), com cara de alta espiritualidade (como os fariseus do tempo de Jesus, que jejuavam duas vezes na semana) há sempre o lado do orgulho, arrogância e FARISAISMOS embutidos.


Deus não dá Sua Glória a ninguém (nem transfere). Se umas dessas campanhas tem êxito, mesmo que ínfimos, teremos alguns lideres dizendo: “Viram, foi devido ao nosso jejum e orações que Deus ouviu”. Ou seja, no final ficamos com a gloria de ter “feito algo em prol do resultado” e nos orgulhamos mais ainda.

E esquecemos totalmente que Deus nos ouve (se estivermos dentro da sua vontade) por que nos AMA. DEUS É AMOR.


Daí ainda resulta doutrinas baseadas em experiências, sem a autenticação das Escrituras.

E pensamentos do tipo: Se deu certo é porque está correto, ou que os fins justificam os meios e ainda: Se todos estão fazendo, então está correto.


Agora, imaginem uma dessas campanhas com convocação Nacional, com Slogans, comerciais em internet, TV, jornais e outros meios, mesmo que o “fim seja louvável” não daria a idéia de barganha explicita?

Já ouvi esposa de pastor ensinar a adolescentes que orar e jejuar nos dá “credito no céu”. Essa é a idéia básica. As outras são que o jejum é sobrenatural, que é mágico, que soluciona ou desemperra qualquer coisa “enferrujada” na esfera tanto material como espiritual.


Fui a uma congregação neste final de semana e qual não foi minha surpresa, ao deparar-me já da porta de entrada, com uma enorme faixa no púlpito, com os dizeres: “ESTAMOS 21 DIAS EM JEJUM E ORAÇÃO” (notem que jejum está em primeiro).

Pensei, que maravilha, estamos deixando os FARISEUS do tempo de Jesus no chinelo! Passamos a mestres.

Perguntei a mim mesmo, porque 21 dias? E não 10, 19, 18, 11, 22 ou 20? Descobri a resposta, é porque 7 X 3 = 21. O 7 (SETE) é MAGICO! Inauguramos a era da numerologia ou cabala evangélica misturada com espiritualização (que o digam o M.Cerulo e o Silas Malafaia).


Será que o povo estaria realmente jejuando para Deus? (prestando a Ele um favor?). Em Zacarias 7:1-14 há importantes questionamentos do próprio Deus quanto a essa pratica (jejum convocado nacionalmente e pré planejado).

A primeira questão feita acima, no texto de Zacarias, o próprio Deus responde (de modo irônico, Ele tem senso de humor) com outra pergunta: “E quando vocês comeram e beberam por 70 anos, pra quem foi que comeram e beberam? Não foi para vocês mesmos?”


Os leitores não precisam e nem são obrigados a concordarem comigo, mas por favor, não fiquem com preguiça mental ou medo da verdade, o único risco é obterem entendimento e discernimento ao verificarem as Escrituras nos seguintes textos e contextos para não criarmos heresias, como muitos tem feito durante quase cem anos de historia em nosso meio pentecostal (o que não é nada, comparando o tempo desde o nascimento de Cristo):


Zacarias 7 (todo o capitulo) – Com maldição explicita para quem não ouvir a Deus.


Isaias 58 veja o contraste entre o verdadeiro (ajudar ao proximo) e o falso jejum (ficar sem comer e beber com cara de sofredor) e a ordem em fazermos o verdadeiro e não o falso junto com o verdadeiro (como alguns tem interpretado essa passagem, torcendo todo o sentido da verdade).


Mateus 4 (jejum como conseqüência e não planejado) – O diabo o usa inclusive contra Jesus (que teve fome, no ultimo dia. “Se tu es o filho de Deus, transforme essas pedras em pão).

Mateus 9:14-19 . (Os discípulos de Jesus jejuam? Vinho novo em odres velhos - remendo novo em vestido velho, de que Jesus esta falando?? Estará ensinando a fazer vinho e costurar??).

Quando o noivo for tirado então jejuarão - estaria ele falando em presença física para os dias de hoje? 

Quando foi que Jesus enfatizou importância de sua presença física para que nós pudessemos crer? 

Somos Tomés modernos?

Jesus não habita em nos pela fé em suas palavras? (evangelho). Jesus não esta conosco todos os dias? (habitando nos que crêem).


JOÃO 16 (Todo o capitulo). É A EXPLICAÇÃO LITERAL PARA “Quando o noivo for tirado, então jejuarão“ - estaria ele falando em em sua prisão, julgamento, sofrimento e morte?

Vejam o CONTRASTE entre JEJUM e JESUS.


JEJUMMorte, luto, separação, velório, tristeza profunda, sepultamento, saco e cinzas (vestes velhas), lamentações, falta de alimento (e de apetite), covardia e medo (Pedro nega a Jesus, debandada geral dos discipulos). AUSÊNCIA do NOIVO.

 
JESUS - Vida, alegria profunda (vinho novo), casamento, festa, comemoração, ressurreição, novas vestes (não se faz remendo novo em vestes velhas), júbilo, abundância de alimentos e bebidas, coragem e ousadia (Pedro prega a Jesus. At 2 e 4). PRESENÇA do NOIVO.

 
Jesus poderia ter dito simplesmente: Meus discípulos NÃO jejuam, poderiam eles jejuar enquanto estou com eles? (estaria ele falando em presença física),
mas: Por isso JESUS DISSE QUE OS SEUS DISCIPULOS NÃO JEJUAM, POIS O NOIVO ESTAVA COM ELES.


A figura da PRESENÇA do NOIVO tem um significado profundo nessa passagem, expandindo e nos levando a este contraste com a AUSÊNCIA do NOIVO.


Quanto a Mateus 17:21 e Marcos 9:29 : “Mas essa casta de demônios não se expulsa senão por ORAÇÃO E com JEJUM”, que muitos acham ser receita de bolo, então como Jesus em Lucas 9 e Lucas 10 envia seus discípulos para expulsarem toda espécie de demônios e curarem toda sorte de enfermidades? (Quando foi que fizeram o jejum para isso? Só se foi bem escondidinho e ninguém ficou sabendo).


Estes dois textos (Mateus 17:21 e Marcos 9:29) FORAM ADICIONADOS as Escrituras. As bíblias de estudo sérias mostram essa adição, (alguns desses textos vem entre colchetes em algumas biblias).

Em Mc 9:29 adicionaram somente “e com jejum” e em Mateus 17 a adição foi mais ampla: TODO O VERSICULO 21 FOI ADICIONADO.


E MESMO ASSIM: VERSICULO ISOLADO NÃO PODE GERAR DOUTRINA, ou seja, TEXTO SEM CONTEXTO É PRETEXTO PARA HERESIA.


Se isso não bastar, Efesios 6:12-19 : Nos fala sobre as ARMAS ESPIRITUAIS contra o diabo e suas hostes. E sinceramente eu gostaria de saber onde PAULO colocou o JEJUM?

Nessa RELAÇÃO DE ARMAS: Capacete da salvação, Escudo da fé, Sandálias do evangelho, Espada do Espírito,.., terminando com oração em todo o tempo.


ONDE ESTÁ O JEJUM?? (SERÁ QUE PAULO TEVE AMNÉSIA? – SERIA ESSA A SUA DOENÇA?).

Creio que o problema não se acha nas Escrituras, mas fora dela, nos costumes denominacionais que transformaram em dogmas e receitas mágicas, praticas não so como o jejum, mas também até mesmo a oração (alguns falam até em altar da oração que já virou jargão santo).
Será que a PRÁTICA da verdadeira RELIGIÃO é JEJUAR ?
A verdadeira religião é amar ao próximo, cuidar dos orfãos e viúvas, manifestando o amor de Deus (Is 58 e Zc 7= verdadeiro jejum) .


Paulo jejuou? SIM, mas não planejadamente e sim como CONSEQUÊNCIA das perseguições e sofrimentos dinâmicos da vida cristã que vivia (tribulações, açoites, jejuns, etc).
Vamos pedir alguem para nos açoitar ?? (40 chibatadas seria suficiente para matar).
Há textos conhecidos como vigiai e orai, orai sem cessar e outros (imperativo), mas jamais JEJUAI - não existe na Nova Aliança.


O próprio Jesus disse: "Errais, por NÃO CONHECERDES AS ESCRITURAS NEM O PODER DE DEUS."

Mas a oração será o assunto de um próximo artigo.


JESUS É DEUS, COM TODOS OS ATRIBUTOS DIVINOS, PRINCIPALMENTE ONICIÊNCIA, ONIPRESENÇA E ONIPOTÊNCIA.


Graça e Paz em Cristo. Presente em nós (nos que crêem Nele) até Sua Vinda para buscar a Sua Igreja Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário