domingo, 31 de janeiro de 2010

RELIGIOSIDADE ALIENADA


A religiosidade alienada é realmente uma praga.


O verdadeiro jejum, é cantado em verso e em prosa em Isaias 58 e Zacarias 7.

E é exatamente isso que varias entidades e pessoas por traz delas estão realizando no meio daquela catástrofe no Haiti.


Os lideres com sua religiosidade esquisita "ensina?" aos seus seguidores que Deus se agrada muitíssimo em que passem algumas horinhas sem comer e sem beber e com isso podem obter "vitórias" Dele.

Não sei de onde obtém esses ensinos. Vemos pois, então nestes momentos, que a falta do verdadeiro entendimento das Escrituras nos tornam um tanto apáticos e paralisados.


Não sabemos sequer o que fazer, como agir, como contribuir, como amenizar a dor do próximo.

Deus diz: Vocês acham que passar fome algumas horas e ficar sem beber água e ficar cambaleando igual a junco me agrada? E vocês chamam isso de jejum agradável a Mim? Is.58.

E nos anos em que comeram e beberam?


Para quem vocês comeram e beberam?


Não foi para vocês mesmos?


Por acaso foi para Mim que comeram e beberam? Zc. 7.

"O jejum que quero que façam é :


Dar comida ao que tem fome. Roupa ao que está nu. Abrigar ao estrangeiro. Ajudar orfãos e viuvas. Não explorar aqueles que são seus empregados, etc. Isaias 58 e Zc 7.

As denominações empresas estão arrecadando muiiito dinheiro com suas campanhas de sacrificios de tolos (enganando a muitos tolos) mas não é para enviar aos necessitados (seja onde estiverem) e sim pra comprar AVIÕES, construir belas CATEDRAIS e terem uma vida sossegada (e regalada) e honesta??

Afinal, isso é bíblico?


Que exegeses e hermenêuticas são essas, afinal?

6 comentários:

  1. ...me lembro daquele texto qeu o Senhor Jesus diz que não podem jejuar os filhos bodas, mas quando fosse tirado o esposo jejuariam, creio que o jejum é para esse fim, quando sentirmos o esposo(Jesus) longe ai jejuamos, ou seja é para buscar comunhão com ele, há momentos que estamos cercados pelo dia a dia, pela rotina, não separamos um tempo para buscar ai ficamos insensiveis, sem comunhão, parecendo que o esposo está longe, ai devemos jejuar, e tambem as vezes o servo quer ter mais intimidade com o Senhor, ser mais usado, ficar mais perto do esposo, ai devemos jejuar tambem, mas claro que isso é uam experiencia pessoal minha, a palavra é viva, ou seja não é uma letra morta, mas é uma só mas falara conforme nossa necessidade, falara conforme nossa necessidade mas sem ferir ela mesma a palavra, não quero dar motivos pra más interpretações da palavra como muitos tem feito, interpretando como diz Pedro o apostolo para sua propria perdição...APDSJ irmão Gilson

    ResponderExcluir
  2. Caro Mateus, este artigo mostra apenas a diferença entre aqueles que não se apegam a uma religiosidade que olha para o proprio umbigo mas que se preocupa com o proximo. Os textos de Is 58 e Zc 7 até onde eu sei jamais foram revogados e estão valendo, quanto a brecha de Mateus 9:14 a 17 peço que leia neste mesmo blog dois artigos que esclarecerão melhor esse assunto: Perguntas ao Partor Ciro e Jesus diz que seus discipulos jejuarão?
    Ainda se estiver interessado em se aprofundar há varios outros artigos em que me refiro a esse assunto neste blog.
    Qualquer discordância fique a vontade pra escrever, já que você é um dos raros com coragem para debater o assunto, e veja que os artigos estão aí há muito tempo.
    Fica na Paz em Cristo Jesus, presente em nós e conosco, sempre. (Nos é que nos afastamos Dele, as vezes...)

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor irmão Gilson;

    Tenho lido atentamente todas as postagens do seu Blog, muitas matérias interessantes, não sei nem a metade, tenho só 5 anos de evangelho estou novo na fé, tenho 22 anos, antes de tudo quero dizer que nem eu nem você somos donos da verdade, e nem eu nem você nem ninguém irá entender a Bíblia com perfeição (quero ver alguém que saiba explicar todo o APOCALIPSE), e sabemos que ponto de vista diferente na Palavra não vai impedir que sejamos salvos, a não ser que haja uma heresia que é o desvio da verdade Bíblica (no nosso caso), mas louvado seja Deus que a sua Palavra tem se revelado a quem busca.

    Tenho uma visão (opinião sobre o assunto), concordo com você que muitos crentes e denominações tem se tornado misticistas, cheios de formulas mágicas e simpatias, religião pura que não liga a Deus, tudo voltado para o material, para o terreno, para a prosperidade, como se estivéssemos pagando a Deus um favor ou comprando um.

    Observo bem o Rei Davi que dizia: “... de jejuar estão trêmulos os meus joelhos...", a Rainha Ester que Pediu que jejuassem por ela (sei que não se cita o nome de Deus, mas sabemos da inspiração da escritura), Neemias também Jejuou, a palavra jejum é em hebraico “tsôm”, esse termo é associado “cobrir a boca, pranto, luto e a mortificar-se” e no original grego “nêsteuo” que está associado a não comer e abster-se de comida. Citei Davi e Ester pelo seguinte:
    "Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também MUDANÇA DA LEI.” (Hb. 07h12min), sabemos q Ester e Davi viveram depois das odernanças do sacerdócio levitico, e que depois do sacerdócio levitico não houve outro antes do "Sacerdócio de Cristo", então não houve mudança nas "LEIS". Como vemos Davi jejuando, antes do Profeta Isaias e depois Ester jejuando depois do profeta Isaias, por acaso houve mudança no sacerdócio (não houve), como disse jejum em hebraico é cobrir a boca, pranto, luto e mortificar-se, pois os Judeus davam tanta observância aos mandamentos das Leis que se esqueciam do principal que era o amor, Jesus mesmo disse isso aos fariseus e aos outros religiosos sem amor (não especificamente sobre Jejum, mas sobre observar a lei sem amor pelo próximo).
    Exercito o jejum quando preciso não que creia que o esposo se afaste de nós, mas às vezes não damos lugar a ELE (as aves do céu tem ninho, as raposas tem covis, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça – aves do céu=potestades do ar, adversário, raposa=pecado, muitas vezes o adversário tem lugar na vida do homem, o pecado tem lugar, mas Jesus não tem lugar), por isso devemos Jejuar, não pra pagar um favor do mesmo jeito que oração não compra favor, vigílias não compram favor, madrugadas não compram favor, dízimos e ofertas não compram favor, no contrario é mais fácil dar dízimos e ofertas do que rejeitar as ofertas do maligno, Deus tem mais prazer na obediência no que no sacrifício, Jejum é um recurso para buscar comunhão com Deus, não é pra ficar rico não, quer ficar rico procura outro lugar, Isso de empurrar Deus na parede é triste, exigir de Deus algo, quem é o barro pra questionar o oleiro, concordo com o irmão no que diz sentido a religiosidade ai fora em corações de muitos, mas Jejum para mim é isso, buscar mais intimidade com esposo, poder e autoridade sobre o inimigo, pois Jesus disse certa vez aos discipulos:"...esta casta de demonios só se expulsa com oração e jejum, e tambem pela Obra de Deus pois em Atos 14:23 - "E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido." se não for isso não deixarei de ir para Gloria com Deus. Abraços irmão saiba que eu amo muito ler e tentar entender a Palavra, espero que haja resposta, não porque quero discutir mas aprender mais.

    Mateus Souza Morais

    Visite meu blog depois varão. Paz.

    ResponderExcluir
  4. Irmão Mateus, creio estar havendo uma confusão de entendimento quanto a mudança de sacerdocio. O livro de Hebreus trata de melhores coisas em relação as anteriores. A mudança de sacerdócio se deu sim, em Cristo. Jesus é o Sumo Sacerdote Eterno, cumprindo-se nele todas as ordenanças da Lei, ou seja, a Lei não foi anulada, mas cumprida. Mostra ainda a infinita Superioridade do ministerio de Cristo extinguindo alguns e nivelando outros a todos que pertencem ao Reino de Deus,(o sacerdocio, agora, no NT é universal e não mais particular ou exclusivo de uma linhagem sacerdotal) como é o caso dos Dons do Espirito Santo. Hoje não temos mais profetas (ainda que muitos assim, orgulhosamente se denominem, por causa do dom de profetizar), nem reis e muito menos sacerdotes de uma linhagem especial, constituidos sobre outros (ha um artigo neste blog tratando deste assunto), todos nós somos ungidos quando cremos em Jesus como Senhor e Salvador (pelo Espirito). Do jeito que vai so falta aparecer no meio do povo de Deus um "rei" por que "profetas e sacerdotes" ja tem um montão. Todos foram cumpridos em Cristo, se alguem se autodenominar, hoje, nestes estará cometendo um serio erro de entendimento (interpretação particular, cometendo heresias).

    ResponderExcluir
  5. Quanto a Ester, ha todo um texto exegetico e hermeneutico neste blog, esclarecendo muitos detalhes que lideres com religiosidade doentia esquecem de falar (ou omitem por interesse proprio), com muitas indagações e questionamentos sobre estas interpretações particulares. O texto fala sobre a COVARDIA de Ester (muitos omitem, mas Deus não) e principalmente do exagero e erro interpretativo naquilo que voce citou: "Ester pedir para jejuar pra ela???"
    Não se jejua por pessoas e por coisas (este é o grande engano propagado hoje). O jejum (quando programado ou coletivo, no VT é sempre em grandes crises, ou enormes perigos de morte para a Nação de Israel e não para pessoas em particular) dai derivam varias heresias, hoje em nossos templos ou congregações (porque igreja somos nós, morada do Espirito, e Deus não habita em templos feito por mãos humanas), um deles é o costume de jejuar para cura do irmão fulano e ciclano (e os dons do Espirito?, o poder de Deus pela imposição de mãos? e a fé? e a Autoridade do Nome de Jesus?).
    Entendeu como a tradição e a religiosidade anulam as Escrituras?

    ResponderExcluir
  6. Amem irmão Gilson,
    Eu sou pessimo para me expressar em Blogs, mutas das vezes escrevo algo fora do assunto ou em expresso errado, mas agora entendo o que o irmão quiz dizer, estav entendendo que o irmão era contra jejuar e que não devemos fazer isso, ams agora entendi que o que o irmão qeur dizer é que tem sido mal aplicado o jejum nos dias de hoje, coisa que eu concordo plenamente.

    ResponderExcluir