quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Liberte-se da Manipulação dos "evangélicos”! (Parte II)


Por: Marcio Alves

(Atenção! Atenção!

Por favor, leia a primeira postagem: “Liberte-se da Manipulação dos “evangélicos”! (Parte I) para que você possa entender a linha de raciocínio desta conclusão)

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Autor: Jesus Cristo)
2- Controla as idéias.
Isto ocorre quando somos obrigados a pensar dentro de uma “caixa”. A “verdade” não é propriedade de nenhum seguimento religioso ou evangélico.Aliás, a Bíblia é inspirada, mas a sua interpretação muitas vezes não.
Pois há muitas interpretações divergentes uma com a outra, de vários grupos religiosos, e todos com base na Bíblia, portanto, mesmo o argumento tendo fundamento na Bíblia, não é suficiente a segurança de que esteja correto. Se alguém e/ou grupo religioso afirmar ser detentora da verdade, de que sua interpretação é a única infalível, de uma das duas hipóteses; ou a pessoa e/ou grupo não conhece nada de teologia e da história milenar do Cristianismo,
(pois diferentes estudiosos em diferentes épocas discordaram um do outro em algum ponto) e por isso erram ao fazer com que seus seguidores pensem que estejam seguindo um conceito infalível ou pior ainda, tem muito, mas muito mesmo conhecimento, e sabe que toda a sua teologia não está 100% correta, mas para manipular as pessoas, diz-se que só lá é possível encontrar a “verdade absoluta”.
A maioria dos seguimentos religiosos tem por objetivo, fazer com que as pessoas pensem igual, só que isso é coisa de máquina, não de ser humano.
Nesses ambientes as pessoas estão sendo desencorajadas a questionar e pior ainda discordar. É lamentável ver que até os obreiros são ensinados a memorizar conceitos, e não formá-los.
Parecem mais papagaios eclesiásticos.Infelizmente muito da teologia clássica, esta engessada.Não fomos chamados para ser um eco, mas para sermos vozes!Não podemos “robotizar” as pessoas.


3- Controla os relacionamentos.

A- Relacionamentos conjugais.

A igreja não pode dizer para os casais quando e porque separarem. Isso tira das pessoas, o direito de decidir.Pior ainda, é dizer como as pessoas devem ter relações sexuais.

Isso compete ao casal, e ninguém ou organização tem o direito de intervir.
B- Relacionamento com o próximo.Em muitos ambientes legalistas, onde impera a rigidez, ocorre o patrulhamento ou policiamento dos membros.

Não fomos chamados para vigiar o nosso irmão, mas para amá-lo.


C- Relacionamento com a igreja.

Muitos entendem (muitas vezes, tendenciosamente) que buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, é trabalhar para a igreja, cumprindo a programação da igreja. Nessa compreensão, ficam reféns da instituição religiosa.

Esquecem-se que não somos nós quem devemos servir a igreja, mas a igreja é que deve nos servir.


D- Relacionamento consigo mesmo.

Esta imagem de que somos miseráveis e totalmente perdidos, gera nas pessoas uma baixa auto-estima.Faz com que a pessoa não consiga se aceitar, e precise constantemente usar mascaras para se proteger das outras pessoas. Daí a imagem que alguns líderes nutrem de si mesmos e pior ainda, passam para os membros..........a de Super-Espiritual.


E- Relacionamento com o “mundo”.

Essa idéia de que o mundo é nosso inimigo, de que tudo que está no mundo é do diabo e que não somos deste mundo, por isso devemos pensar só no céu, é uma das grandes distorções evangélicas, que tem prejudicados milhões.


As pessoas não entendem – pois são ensinadas de maneira errada – que, quando a bíblia afirma que o mundo jaz no maligno, ela faz alusão ao sistema do mundo. A corrupção e a imoralidade, e não aos prazeres, músicas, teatros, poemas em fim, as artes que compõe a nossa cultura, e que veio de Deus, pois foi ele quem nos criou assim, e nos deu sabedoria para criar muitas outras coisas as quais devemos desfrutar.


F- Relacionamento com Deus.Muitas instituições, têm se colocado – a exemplo da igreja católica – como intermediadora entre Deus e as pessoas.Fazendo com que elas pensem, que para ter contato com Deus só é possível através da igreja.Se não forem à igreja, não tem como ter um relacionamento com Deus. Esta é a manipulação mais grave de todas.


A pessoa fica submissa á igreja, dependente como uma criança da instituição.A igreja não é a intermediária entre Deus e os homens, pois só há um mediador......Jesus Cristo!


Uma constatação:
Sempre existirão manipuladores, pois nunca faltarão manipulados. Isso é um circulo vicioso, se tem manipulados, tem manipuladores, e sem tem manipuladores, tem também manipulados.


Eis a proposta para quem está em uma igreja em que há manipulação:


1- Para os lideres:

Cometam suicídio organizacional!

Não há outra saída!Preguem na contramão do sistema religioso.

Mesmo que isto signifique ir contra o ministério.

Para isso você terá que fazer uma difícil escolha.....abrir mão do “status quo” que a religião oferece.


Prefira agradar a Deus mesmo que isso lhe leve a desagradar os homens. A não ser que você seja como um dos religiosos no tempo de Jesus que: “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” (Jo 12 v 42-43)


2- Para os membros:

Cometam suicídio comunitário.

Comecem a questionar tudo o que fala o pastor.Se não concordar com algo, discorde abertamente.

Cause impacto na sua comunidade.

Proponho que sejamos Sal dentro do saleiro!


Existem muitos membros e líderes que são reféns do sistema religioso, por isso, seja um irmão e amigo, se vir ou ouvir alguma coisa errada, fale, questione, ouse dar sua opinião. De uma oportunidade para as pessoas mudarem de conceitos.


Pois afinal de contas, a verdade não tem medo de ser questionada, por ser verdade!E finalmente lembre-se de que.......


”Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” (Autor: Apostolo Paulo)


Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo espaço.

    Estarei sempre visitando.

    alexmaltta.blogspot.com
    Evangelho da Graça

    ResponderExcluir