quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Liberte-se da Manipulação dos "evangélicos!" (Parte I)





Por: Marcio Alves

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Autor: Jesus Cristo)

É próprio da maioria dos sistemas religiosos, cometerem abusos, violência espiritual. Usando de manipulação e muitas vezes até de coerção. São duas, as palavras, que nós precisamos saber para podermos entender este tema.

1- ABUSO (VIOLÊNCIA) ESPIRITUAL: É o uso inadequado do poder. O problema não está no poder, mas sim, em como usar este poder.As igrejas e/ou líderes, cometem abuso (violência), quando tentam manipular as pessoas.

2- MANIPULAR AS PESSOAS: É instrumentalizar, como se fossem mero objetos.A novidade, que não é novidade, é que, os “evangélicos” estão cada vez mais, usando desta arma, para conseguir arrastar multidões para as suas igrejas.

A lamentável lógica religiosa é a seguinte: “Quanto mais pessoas vierem á igreja, mais dinheiro se tem”.Já de antemão quero esclarecer que:
1- Nem toda igreja e/ou líder comete violência espiritual.

2- E as igrejas e/ou líderes que usam deste artifício, não cometem o tempo todo, a todo o momento abuso espiritual.

3- Não quero que você saia da sua igreja, tenho outra proposta, que estarei dando no final da outra postagem: “Liberte-se da Manipulação dos “evangélicos”! (Parte I I)

Esclarecido possíveis dúvidas, vamos ao diagnóstico que visa responder a seguinte pergunta:
Como faço para saber se minha igreja ou meu líder esteve e/ou está em algum momento cometendo abuso espiritual?

Eis a resposta:
Os 3 principais pilares da violência espiritual:

1- Controla as ações através de:
A- Medo.
Toda igreja que manipula seus membros, o faz através do medo.Seja este medo qual for, desde o medo do devorador, que virá, se a pessoa não der (ou pagar como costumam usar hoje em dia) o dízimo, até mesmo o medo do inferno.Apelos e chantagens emocionais tais como, se não orar, deixam de receber a benção, se quebrar a campanha, vem maldição, se não der o dízimo, o devorador – que segundo alguns líderes, é o diabo – vai devorar sua renda,
(sendo que biblicamente, o devorador era um gafanhoto que devorava literalmente as plantações dos israelitas) se não vier à igreja, vai queimar eternamente no inferno, deixar de vir ao evangelismo – que muitas vezes, não passa de proselitismo – “Deus vai cobrar”, e muitos outros, (Você tem mais? Aceito sugestões!) não passa de manipulação pelo mecanismo do medo.

B- Ameaças:
E isso, já é antigo, vem lá da época medieval, quando as pessoas não tinham conhecimento – como nós temos hoje – e tudo que lhes sobrevinha, acreditava-se que vinha de Deus como castigo.Pestes, furacões, terremotos, maremotos, secas ou enchentes, que antes se pensavam que era a “ira de Deus”, hoje é sabido que não passava de fenômenos naturais. Inclusive, é possível através da tecnologia e da ciência, poder até prever alguns desses acontecimentos naturais.Portanto o velho chavão: “Se você fizer ou deixar de fazer.......Deus vai pesar a mão”, não passa de manobra para domesticar as pessoas.Não podemos pressionar as pessoas com medos, ameaças e culpas, mas antes, tentar conscientizá-las.

C- Culpa:
Antes de explicar como os manipuladores, usam da culpa para controlar as pessoas, permita-me fazer apenas uma colocação: Nem toda culpa é ruim, aliás, tem culpa boa e má.
Culpa boa, é aquela culpa que vem da nossa consciência, que nos mostra que erramos e precisamos corrigir-nos.
A culpa como manipulação é aquela que vem externamente, seja da igreja ou sociedade, esta sim é má.
A culpa produzida pelo Espírito Santo brota de dentro para fora, e visa nossa restauração.A culpa dos religiosos visa nossa condenação.Esta arma é quase que infalível, porque, quem é que não tem pelo menos uma culpazinha no cartório? Ou como disse Jesus para aqueles homens que queriam apedrejar a mulher adúltera: “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra.”Por isso é fácil e indigno, manipular as pessoas através da culpa.

O Evangelho de Cristo veio para nos libertar de toda culpa e condenação, mas as “igrejas” vieram para nos prender.

(Continua..............)Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Um comentário:

  1. cara, toda religiao eh falha pq é composta por homens e homens sao pecadores
    eu sou evangelicos pq na minha igreja se prega o verdadeiro amor de cristo, entao nao fale dos evangelicos vc nao pode generalizar so por cauda da universal, condenar todos os evangelicos, se fosse por isso todo padre seria pedofilo, e vc sabe q nao eh verdade! e qnt ao dizimo, toda igreja independente de religiao, existe o dizimo tano na catolica, evangelica, espirita.. pq esse dinheiro eh pra pagar agua luz, ou vc axa q as empresas responsaveis dao de graça?
    eu sou evagelico pois minha fe esta em Cristo Jesus e nao em igrejas,nem em santos e nem em espirito!

    ResponderExcluir