quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SERÁ QUE JESUS ENSINA A TRANSUBSTANCIAÇÃO?


Querido Sandro, Graça e Paz.

Primeiro, quero te dizer que não vejo as Escrituras pelo lado religioso ou ritualístico e Jesus jamais ensinou rituais.

Alias Ele é inimigo de rituais, religiosidades estranhas e tradições (que em geral anulam as Escrituras, veja Mateus 15) e principalmente costumes.
Grande parte dos evangelhos relatam Jesus em oposição aos religiosos fariseus e hipócritas.

Jesus ainda foi contra a idéia de que só se adora a Deus dentro de templos ou em meio a rituais marcados por tempo de duração com muita lagrima e choro. (João 4).

Minha vó sempre falava que cachimbo faz a boca ficar torta, e não é diferente com o entendimento do que Deus quer de nós, se tivermos um entendimento tacanha e seguirmos dogmas e conceitos estranhos só porque a maioria esta seguindo nos tornamos qual boi no meio da boiada e vamos todos ao matadouro.

Não quero dizer que os “evangélicos” estão corretos em todas as suas formas de culto, pelo contrario, se você fizer uma visitinha em http://gilson-contraheresias.blogspot.com/ e nos outros dois blogs, verá que sento a lenha em costumes denominacionais evangélicos que destoam da verdade e só acrescentam JUGO aos que não tem entendimento.

Com relação ao texto de João 6, quero lhe dizer que cada um deve estar no seu quadrado. Quando misturamos as coisas, mesmo sendo santas corremos o risco de criar heresias quando não apostasias, que já é caso gravíssimo.

Veja o conceito de heresia no meu blog e se não estiver satisfeito consulte outras fontes. Jesus quando durante a ceia, falava que o pão era seu corpo, esta claro que era simbólico, mesmo porque o contexto confirma isso com “fazei isso em memória de mim” e outro detalhe, não é todo pão que será símbolo do corpo de Cristo, mas apenas aqueles que forem apresentados durante o ato da ceia do Senhor em oração com esta finalidade.

Ai você dirá: Mas a ceia é ritualística! E respondo, depende dos olhos de quem vê.
Pra mim, ela é um mandamento com finalidade a esperarmos a vinda do nosso Senhor e Salvador para nos levar com ele aos ares (arrebatamento da igreja), “Fazei isso até que eu venha”.
Quanto ao texto de João 6, quanto as palavras de Jesus dizendo, “quem não beber meu sangue e comer minha carne não tem parte comigo, não se refere de maneira nenhuma a ceia do Senhor, isso é falsa interpretação e basta uma simples noção de exegese e hermenêutica (texto e contexto e passagens paralelas falando do mesmo assunto) pra vermos que Jesus se refere nesta passagem à FE NELE E EM SUAS PALAVRAS e não a um ritualismo frio utilizando pão e vinho.

Esse texto não traz o elemento vinho, até fala de pão (como outros) “Eu sou o verdadeiro pão que desce do céu e da vida ao mundo” mas jamais menciona o vinho (em conjunto com pão nesta passagem) o que descarta totalmente a idéia de que ele esta se referindo a Ceia, que alias ainda não havia sido realizada nem uma única vez, o que fortalece mais ainda essa defesa que faço.

Quando estudamos lá no primeiro grau sobre alimentação ficamos sabendo que quando não ingerimos qualquer alimento poderemos morrer de inanição. Outra coisa interessante é que somos o que geralmente lemos e aprendemos e com relação a alimentação o que comemos.

Se comermos porcarias ficaremos bem esquisitos, porem se comermos alimentos saudáveis seremos saudáveis e teremos boa saúde.

Jesus disse: “Vim para que tenham vida e vida com abundancia”, pois ele é o alimento perfeito para o ser humano.

Pra terminar a transubstanciação foi uma doutrina criada anos depois da interferência imperatorial romana na igreja (veja a historia de Constantino).

Ela não tem origem na igreja primitiva e sim é um desvio de interpretação, como já disse acima no texto que me referi a mistura de idéias com contextos diferentes, ou seja misturou-se uma pregação de Jesus sobre a FE NELE E no PAI com o mandamento da CEIA, que no caso não esta no contexto.

2 comentários:

  1. A paz do Senhor irmão Gilson,

    Estes ultimos tempos tem sido dificeis, nunca se materializou tanto a fé, copo de água, lenço suado, rosa ungida, fronha ungida pra espantar insônia, colocar oração an garrafa, orar pra fotografias, muitas coisas tem surgido algumas vemos qeu até são bem intecionadas como Pedro querendo construir cabanas pra Jesus, Moisés e Elias, boa intenção mas sem base bíblica, realmente irmão Gilson não tem como chamar a ceia do Senhor de um ritual, é uma mandamento, e muito serio pois até há juizo contra quem tomar indignamente, quanto a afirmação do irmão sobre a substânciação tambem concordo, não há base Biblia, um dia desses escutei alguem falando "A biblia já está antiga", por acaso mudamos de Deus, ou agora temos um Deus novo, de maneira nenhuma temos o mesmo Deus que faz novas todas as coisas.

    A paz do Senhor irmão.

    ResponderExcluir
  2. Um copo de agua gelada é ótimo para matar a sede, e sal grosso é excelente pra churrasco nada mais. Essa raça de inventores de idolatrias e feitiçarias estão indo muito rápido para o abismo e fazendo discipulos duas vezes mais dignos do inferno do que eles proprios.

    ResponderExcluir