Mt 9:14-19, Mc 2:18 e Lc 5:33 mostram isso, e quem indaga a respeito são os discípulos de João Batista.
Em Isaias 58:5-7 Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza?
Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?
6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?
7 Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?
8 Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda;
9 então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso;
10 se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
Mateus 9:14. Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:
Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do senhor não jejuam?
15 Jesus respondeu: —Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles?
Claro que não!
Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
16 Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha;
pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco.
17 Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.
Pedaço de pano novo em vestido velho e vinho novo em odres velhos.
Jesus mudou de profissão? Virou alfaiate? Está agora fabricando vinho?
Sem duvida nenhuma afirmo que pano novo e vinho novo é o Espírito Santo, que nos guia em toda a verdade, e ninguém poderá nos dar receita alguma.
João 16- Ele nos direcionará em toda a verdade e o que teremos e deveremos fazer.
João 16:13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Não necessitamos de ter ninguém nos direcionando com receitas religiosas do tipo: faz cinco jejuns na semana irmão pra que Jesus abra a porta ou nos dê vitória.
Vestido velho e Odres velhos também sem duvida nenhuma afirmo que é o velho homem com sua religiosidade vinda do judaísmo transviado, paganismo e idolatria e
“Erram por não conhecerem as escrituras nem o poder de Deus”, e conseqüentemente o Espírito Santo não pode habitar em alguém assim. O Espírito Santo habita em odres novos ou seja, novas criaturas.
Paulo diz que aquele que esta em Cristo é nova criatura, as coisas velhas se passaram, tudo se fez novo.
Tem que ser tudo novo, não pode ter nada velho na nova aliança, ou então não poderia ser nova aliança e sim nova-velha aliança.
Isso não daria certo. A roupa velha se rasgaria com o remendo novo nela e o vinho novo romperia os odres velhos e seria uma pura perda de tempo e de vinho novo.
Alguém poderia alegar que Jesus faz uma ressalva:
Lucas 5:35 nos da uma versão mais explicada para que entendamos. Lucas 5:35-39
35 Mas haverá dias em que o noivo será tirado do meio deles; então nesses dias eles vão jejuar!
Aqui Ele faz uma ressalva real e sensata (relativa ao periodo da sua prisao, julgamento e morte conforme João 16:20-24.)
36 Jesus fez também esta comparação: —Ninguém corta um pedaço de uma roupa nova para remendar uma roupa velha.
Se alguém fizer isso, estraga a roupa nova, e o pedaço de pano novo não combina com a roupa velha.
37 Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados.
38 Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos.
39 E ninguém quer vinho novo depois de beber vinho velho, pois diz: “O vinho velho é melhor.”
Neste ultimo verso vemos como a religião cega o velho homem, ele somente quer o velho, não quer saber do novo.
O Espírito Santo é o vinho novo que nos guia em toda a verdade. Vejam que Jesus não diz: depois que quando eu sair do meio deles eles vão jejuar para sempre depois disso.
A expressão utilizada é “será tirado” (com violência, similar a raptado com força) e a outra expressão é haverá dias e naqueles dias jejuarão.
Então quando aconteceu isto? Será que o crente nascido de novo não sabe? Parece que não.
Esses dias foram, se você ainda não sabe (por coveniência, quem sabe?) da prisão de Jesus, seu julgamento fraudulento durante a madrugada (o que não era permitido por lei) seus apóstolos ficaram com medo da morte, se separaram, se atemorizaram.
Pedro nega a Jesus três vezes, (e não foi porque Jesus curou a sua sogra, ainda porque ele gostava da sogra).
Ficaram sem vontade de se alimentar, a morte de Jesus na cruz por fim lhes deu um gosto amargo na boca e no estomago. E não acredito que eles fizessem um churrasco pra comemorar.
Jesus sabendo de tudo isso se adiantou já muito tempo antes desses acontecimentos e aproveitou a pergunta sobre a prática do jejum para profetizar sobre os acontecimentos dali a alguns dias e pra fechar o assunto,
em João 16:20 Ele diz: Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, e as pessoas do mundo ficarão alegres.
Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza se converterá em alegria.
21 Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento.
22 Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
Vejam que o contraste é similar ao casamento (noivo) de Mt 9. 23 —Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada.
E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará.
24 Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.
Queridos irmãos, quem tem Jesus tem alegria abundante e completa.
E não precisamos de remendo novo, se formos nova criatura em Jesus.
O Espírito Santo é o vinho novo que nos guia em toda a verdade.
João 14:23 Jesus respondeu: —A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela.
24 A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.
25 —Tenho dito isso enquanto estou com vocês.
26 Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
27 —Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.
Ainda no velho testamento temos a mensagem de Zacarias 7:1-12.
O verdadeiro jejum que agrada a Deus com maldição explicita no fim para quem desobedece.
1 No dia quatro do mês nove, chamado quisleu, do quarto ano do reinado de Dario, o SENHOR Deus me deu uma mensagem.
2 Isso aconteceu quando o povo de Betel enviou Sarezer e Regém-Meleque, com os seus companheiros, ao Templo do SENHOR Todo-Poderoso para pedirem a ajuda dele.
3 E deviam também fazer aos sacerdotes do Templo e aos profetas a seguinte pergunta: —Faz muitos anos que nós choramos e jejuamos no quinto mês, o mês em que o Templo foi destruído. Devemos continuar fazendo isso?
4 Então o SENHOR Todo-Poderoso falou comigo
5 e mandou que eu dissesse o seguinte ao povo e aos sacerdotes: —Já faz setenta anos que vocês choram e jejuam no quinto mês e também no sétimo. Mas não é em minha honra que vocês fazem isso.
6 E, quando comeram e beberam, foi para Mim que comeram e beberam? Foi só para satisfazer os seus próprios desejos.
7 Essa mensagem foi a mesma que o SENHOR Deus tinha dado antes por meio dos profetas antigos, quando Jerusalém estava em paz e tinha muitos moradores. E o mesmo acontecia nas cidades ao redor e nas cidades da região sul e nas planícies de Judá.
8 O SENHOR Deus falou com Zacarias e disse:
9 —Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, tinha ordenado isto ao povo: “Sejam honestos e corretos e tratem uns aos outros com bondade e compaixão.
10 Não explorem as viúvas, nem os órfãos, nem os estrangeiros que moram com vocês, nem os pobres. E não façam planos para prejudicar os seus irmãos.”
11 Porém eles se revoltaram e não quiseram obedecer. Viraram as costas para mim e taparam os ouvidos para não ouvir as minhas ordens.
12 Tornaram os corações deles duros como o diamante a fim de não obedecer à Lei e às mensagens que eu, por meio do meu Espírito, dei aos profetas antigos. Por isso, eu fiquei muito irado com eles.
13 E assim como eles não quiseram ouvir quando eu falei, assim também eu não vou escutar quando eles orarem a mim. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando.
14 Como um furacão, eu os espalhei por todos os países estrangeiros, e a terra de onde saíram ficou tão arrasada, que ninguém podia viver lá.
Uma terra tão boa e tão rica virou um deserto!
DUAS MENSAGENS BEM CLARAS NO VT. E NO MINIMO TRES MAIS CLARAS AINDA NO NT. – CINCO NO TOTAL, PRECISAMOS DE MAIS? Qualquer duvida leia em sua própria bíblia.
Que o Espírito Santo te esclareça melhor. Essa mensagem tem o propósito de trazer vida e não morte, alegria e não tristeza, presença de Cristo no interior do novo homem e não ausência,
comunhão e não falta dela, vinho novo e não vinho velho, e é para que o velho homem morra e o novo homem ressuscite em novidade de vida, e o Espírito Santo que é o vinho novo, e que habita dentro daquele que crê nas palavras de Jesus, que nos guie em toda a verdade.
Não possuo mestrado em teologia. Não possuo doutorado em teologia.
Mas leio a Palavra de Deus e creio nela toda, sem torcer a verdade, não isolando texto fora de contexto para dar particular interpretação (outro evangelho), creio ter o Espírito Santo no interior do meu ser (pois creio nas Escrituras de modo simples e direto sem invencionices).
Cuidado ao achar que os fins justificam os meios e também que a boa intenção é o que vale.
São dois artifícios vindo diretamente do inferno para enganar toda sorte de pessoas.
O evangelho é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê nele.
Quer poder meu irmão? Então leia e creia no evangelho, essa é a condição essencial para se ter poder de Deus.
Adoração deve ser pessoal, sem clonagem de personagens bíblicos. Clonar ou imitar Davi, Ester, Elias, Moises ou qualquer outro servo denota falta de personalidade e pouca intimidade com Deus e sua Palavra, sobrando religiosidade.
Imitar a fé não significa imitar os atos ou praticas pessoais que foram realizadas dentro de um determinado contexto e dinâmica de acontecimentos no tempo e espaço em que se sucederam. Isto literalmente significa isolar texto fora de contexto,
hermenêutica e exegese não são meros ornamentos de interpretação de textos, e devem ser usadas o tempo todo, mas principalmente devemos atentar para o Espírito Santo no interior do nosso ser, nos guiando em toda a verdade, se o tivermos, é claro.
Que bom ouvir as palavras de Jesus: “Vós tendes a unção que vem do Santo, e não precisam de que ninguém ensine a vocês!”
Em Isaias 58:5-7 Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza?
Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?
6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?
7 Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?
8 Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda;
9 então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso;
10 se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
Mateus 9:14. Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:
Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do senhor não jejuam?
15 Jesus respondeu: —Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles?
Claro que não!
Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!
16 Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha;
pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco.
17 Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.
Pedaço de pano novo em vestido velho e vinho novo em odres velhos.
Jesus mudou de profissão? Virou alfaiate? Está agora fabricando vinho?
Sem duvida nenhuma afirmo que pano novo e vinho novo é o Espírito Santo, que nos guia em toda a verdade, e ninguém poderá nos dar receita alguma.
João 16- Ele nos direcionará em toda a verdade e o que teremos e deveremos fazer.
João 16:13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Não necessitamos de ter ninguém nos direcionando com receitas religiosas do tipo: faz cinco jejuns na semana irmão pra que Jesus abra a porta ou nos dê vitória.
Vestido velho e Odres velhos também sem duvida nenhuma afirmo que é o velho homem com sua religiosidade vinda do judaísmo transviado, paganismo e idolatria e
“Erram por não conhecerem as escrituras nem o poder de Deus”, e conseqüentemente o Espírito Santo não pode habitar em alguém assim. O Espírito Santo habita em odres novos ou seja, novas criaturas.
Paulo diz que aquele que esta em Cristo é nova criatura, as coisas velhas se passaram, tudo se fez novo.
Tem que ser tudo novo, não pode ter nada velho na nova aliança, ou então não poderia ser nova aliança e sim nova-velha aliança.
Isso não daria certo. A roupa velha se rasgaria com o remendo novo nela e o vinho novo romperia os odres velhos e seria uma pura perda de tempo e de vinho novo.
Alguém poderia alegar que Jesus faz uma ressalva:
Lucas 5:35 nos da uma versão mais explicada para que entendamos. Lucas 5:35-39
35 Mas haverá dias em que o noivo será tirado do meio deles; então nesses dias eles vão jejuar!
Aqui Ele faz uma ressalva real e sensata (relativa ao periodo da sua prisao, julgamento e morte conforme João 16:20-24.)
36 Jesus fez também esta comparação: —Ninguém corta um pedaço de uma roupa nova para remendar uma roupa velha.
Se alguém fizer isso, estraga a roupa nova, e o pedaço de pano novo não combina com a roupa velha.
37 Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados.
38 Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos.
39 E ninguém quer vinho novo depois de beber vinho velho, pois diz: “O vinho velho é melhor.”
Neste ultimo verso vemos como a religião cega o velho homem, ele somente quer o velho, não quer saber do novo.
O Espírito Santo é o vinho novo que nos guia em toda a verdade. Vejam que Jesus não diz: depois que quando eu sair do meio deles eles vão jejuar para sempre depois disso.
A expressão utilizada é “será tirado” (com violência, similar a raptado com força) e a outra expressão é haverá dias e naqueles dias jejuarão.
Então quando aconteceu isto? Será que o crente nascido de novo não sabe? Parece que não.
Esses dias foram, se você ainda não sabe (por coveniência, quem sabe?) da prisão de Jesus, seu julgamento fraudulento durante a madrugada (o que não era permitido por lei) seus apóstolos ficaram com medo da morte, se separaram, se atemorizaram.
Pedro nega a Jesus três vezes, (e não foi porque Jesus curou a sua sogra, ainda porque ele gostava da sogra).
Ficaram sem vontade de se alimentar, a morte de Jesus na cruz por fim lhes deu um gosto amargo na boca e no estomago. E não acredito que eles fizessem um churrasco pra comemorar.
Jesus sabendo de tudo isso se adiantou já muito tempo antes desses acontecimentos e aproveitou a pergunta sobre a prática do jejum para profetizar sobre os acontecimentos dali a alguns dias e pra fechar o assunto,
em João 16:20 Ele diz: Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, e as pessoas do mundo ficarão alegres.
Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza se converterá em alegria.
21 Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento.
22 Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
Vejam que o contraste é similar ao casamento (noivo) de Mt 9. 23 —Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada.
E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará.
24 Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.
Queridos irmãos, quem tem Jesus tem alegria abundante e completa.
E não precisamos de remendo novo, se formos nova criatura em Jesus.
O Espírito Santo é o vinho novo que nos guia em toda a verdade.
João 14:23 Jesus respondeu: —A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela.
24 A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou.
25 —Tenho dito isso enquanto estou com vocês.
26 Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
27 —Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.
Ainda no velho testamento temos a mensagem de Zacarias 7:1-12.
O verdadeiro jejum que agrada a Deus com maldição explicita no fim para quem desobedece.
1 No dia quatro do mês nove, chamado quisleu, do quarto ano do reinado de Dario, o SENHOR Deus me deu uma mensagem.
2 Isso aconteceu quando o povo de Betel enviou Sarezer e Regém-Meleque, com os seus companheiros, ao Templo do SENHOR Todo-Poderoso para pedirem a ajuda dele.
3 E deviam também fazer aos sacerdotes do Templo e aos profetas a seguinte pergunta: —Faz muitos anos que nós choramos e jejuamos no quinto mês, o mês em que o Templo foi destruído. Devemos continuar fazendo isso?
4 Então o SENHOR Todo-Poderoso falou comigo
5 e mandou que eu dissesse o seguinte ao povo e aos sacerdotes: —Já faz setenta anos que vocês choram e jejuam no quinto mês e também no sétimo. Mas não é em minha honra que vocês fazem isso.
6 E, quando comeram e beberam, foi para Mim que comeram e beberam? Foi só para satisfazer os seus próprios desejos.
7 Essa mensagem foi a mesma que o SENHOR Deus tinha dado antes por meio dos profetas antigos, quando Jerusalém estava em paz e tinha muitos moradores. E o mesmo acontecia nas cidades ao redor e nas cidades da região sul e nas planícies de Judá.
8 O SENHOR Deus falou com Zacarias e disse:
9 —Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, tinha ordenado isto ao povo: “Sejam honestos e corretos e tratem uns aos outros com bondade e compaixão.
10 Não explorem as viúvas, nem os órfãos, nem os estrangeiros que moram com vocês, nem os pobres. E não façam planos para prejudicar os seus irmãos.”
11 Porém eles se revoltaram e não quiseram obedecer. Viraram as costas para mim e taparam os ouvidos para não ouvir as minhas ordens.
12 Tornaram os corações deles duros como o diamante a fim de não obedecer à Lei e às mensagens que eu, por meio do meu Espírito, dei aos profetas antigos. Por isso, eu fiquei muito irado com eles.
13 E assim como eles não quiseram ouvir quando eu falei, assim também eu não vou escutar quando eles orarem a mim. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando.
14 Como um furacão, eu os espalhei por todos os países estrangeiros, e a terra de onde saíram ficou tão arrasada, que ninguém podia viver lá.
Uma terra tão boa e tão rica virou um deserto!
DUAS MENSAGENS BEM CLARAS NO VT. E NO MINIMO TRES MAIS CLARAS AINDA NO NT. – CINCO NO TOTAL, PRECISAMOS DE MAIS? Qualquer duvida leia em sua própria bíblia.
Que o Espírito Santo te esclareça melhor. Essa mensagem tem o propósito de trazer vida e não morte, alegria e não tristeza, presença de Cristo no interior do novo homem e não ausência,
comunhão e não falta dela, vinho novo e não vinho velho, e é para que o velho homem morra e o novo homem ressuscite em novidade de vida, e o Espírito Santo que é o vinho novo, e que habita dentro daquele que crê nas palavras de Jesus, que nos guie em toda a verdade.
Não possuo mestrado em teologia. Não possuo doutorado em teologia.
Mas leio a Palavra de Deus e creio nela toda, sem torcer a verdade, não isolando texto fora de contexto para dar particular interpretação (outro evangelho), creio ter o Espírito Santo no interior do meu ser (pois creio nas Escrituras de modo simples e direto sem invencionices).
Cuidado ao achar que os fins justificam os meios e também que a boa intenção é o que vale.
São dois artifícios vindo diretamente do inferno para enganar toda sorte de pessoas.
O evangelho é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê nele.
Quer poder meu irmão? Então leia e creia no evangelho, essa é a condição essencial para se ter poder de Deus.
Adoração deve ser pessoal, sem clonagem de personagens bíblicos. Clonar ou imitar Davi, Ester, Elias, Moises ou qualquer outro servo denota falta de personalidade e pouca intimidade com Deus e sua Palavra, sobrando religiosidade.
Imitar a fé não significa imitar os atos ou praticas pessoais que foram realizadas dentro de um determinado contexto e dinâmica de acontecimentos no tempo e espaço em que se sucederam. Isto literalmente significa isolar texto fora de contexto,
hermenêutica e exegese não são meros ornamentos de interpretação de textos, e devem ser usadas o tempo todo, mas principalmente devemos atentar para o Espírito Santo no interior do nosso ser, nos guiando em toda a verdade, se o tivermos, é claro.
Que bom ouvir as palavras de Jesus: “Vós tendes a unção que vem do Santo, e não precisam de que ninguém ensine a vocês!”